guia lateral para correia transportadora

Guia Lateral de Correia Transportadora

O Guia Lateral de Correia Transportadora, também conhecido como Protetor Lateral ou Vedação Lateral, é uma excelente ferramenta para auxílio de fluxo de material nos sistemas de correias transportadoras. Eles aumentam a produtividade, reduzem o desperdício com derramamento de material e minimizam o desgaste do equipamento, garantindo a vedação em toda lateral do chute sem causar danos a cobertura da correia.

Nesta página você irá conhecer um pouco mais sobre o Guia Lateral de Correia Transportadora e suas principais características. Caso tenha interesse em conhecer todos os detalhes e modelos, entre em contato com nosso departamento técnico e comercial. A JW Engenharia está pronta para atender a sua demanda. Clique aqui e entre em contato conosco.

Para que serve o guia lateral de correia transportadora

O Guia Lateral de Correia Transportadora serve para reter o material na correia transportadora, depois que este deixa o chute de carregamento, até alcançar a velocidade da correia receptora. Estas guias são como uma extensão lateral do chute de carregamento (0,50 m de guia para cada 01 m/s de velocidade da correia) e se estendem paralelamente por, no máximo, 3 metros ao longo da correia do transportador. Normalmente, são feitas de chapas de aço.

As extremidades inferiores das guias laterais são posicionadas com folga de ± 25 mm acima da correia. Esta folga é vedada por chapas de revestimento na parte interna e uma tira retangular de borracha (lateral de borracha, guia lateral de borracha, protetor lateral de borracha) na parte externa, presa através de fixação que permita fácil ajuste e, se for o caso, substituição da lateral de borracha para prevenir derramamento de finos pela referida folga.

guia lateral de correia transportadora

Altura das guias e borracha de vedação

A altura das guias deve ser suficiente para conter o volume do material carregado na correia. A extremidade inferior metálica da guia deve manter uma folga acima da superfície da correia de, no mínimo, 25 mm. As tiras laterais retangulares de borracha utilizadas para vedação da folga entre a chapa da guia e a correia são normalmente de borracha maciça de 1/4” a 1” de espessura e dureza de 60 a 100 shore a. 

Tiras de correias velhas de transportadores jamais devem ser utilizadas em substituição às de borracha maciça.
Tira lateral de borracha

A borracha da extremidade pode ser instalada verticalmente, ou em ângulo. A instalação em ângulo permite melhor vedação no trecho entre os roletes, onde a flecha da correia carregada é maior. Entretanto, deve-se tomar cuidado, no projeto, de se combinar boa vedação com o mínimo de desgaste na cobertura da correia.

Onde as características do material com granulometria uniforme superior a 25 mm e sem finos permitirem, a lateral de borracha poderá ser seguramente retirada, mas somente se as guias não estiverem muito próximas da extremidade da correia do transportador. A retirada da lateral de borracha das guias evita desgaste e a abertura de ranhuras na cobertura da correia.

As tiras de borracha das guias devem ser ajustadas frequentemente, de tal forma que a extremidade das mesmas sempre toque a superfície da correia, sem pressioná-la muito. forçar a extremidade da lateral de borracha contra a cobertura da correia não só poderá ocasionar ranhuras na correia, como exigirá potência adicional para movê-la.

“Recomenda-se colocar um gabarito de 1 mm entre a correia e a lateral de borracha antes de travá-la.”

Em transportadores com guias contínuas, pressões inadequadas na borracha poderão sobrecarregar o motor de acionamento do transportador.

As borrachas das guias laterais deverão estar de acordo com a ABNT-362-4AA-625-A13-B13-Z1, ter dureza de 60 Shore, 50/80 mm³ de resistência à abrasão (din 53516), firmemente fixadas às guias laterais. Os detalhes de fixação das borrachas nas guias laterais deverão respeitar o desenho padrão; os fixadores que prendem as borrachas às guias laterais deverão ser posicionados acima da correia, de maneira a não danificá-la.

As borrachas das guias não poderão ser interrompidas, exceto por emendas vulcanizadas.

O projeto das guias deverá prever o ajuste de altura das guias laterais em relação à superfície da correia transportadora. as citadas guias deverão ser montadas com uma folga de 25 mm de altura da correia.

Fonte: Manual de inspeção e manutenção de correias transportadoras e seus periféricos, Vitória 2011, Jones Gavi, GEOPS.

Benefícios da guia lateral de correia transportadora

A utilização de guias laterais nos transportadores impedem que parte do material transportado saia para fora do transportador, trazendo diversos benefícios para a produção, tais como:

  • Eliminação de desperdícios de materiais;
  • Mantém a limpeza do ambiente de trabalho;
  • Evita danos à correia transportadora e as partes mecânicas do transportador;
  • Evita retrabalho e prejuízos econômicos e a saúde e segurança dos colaboradores;
  • Entre diversos outros benefícios.

Saiba identificar o guia lateral ideal para sua operação

Com menos material fugitivo escapando do seu processo, você alcançará maior rendimento e melhor eficiência em sua operação. Os os guias laterais de borracha, ou protetores laterais, são produtos projetados para minimizar o material fugitivo, impedindo que o pó e partículas finas escapem da correia transportadora.

Para especificar o guia lateral de borracha ideal para sua operação, você deve informar os dados abaixo:

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  • Largura em mm ou em polegadas
  • Espessura em mm ou em polegadas
  • Comprimento em metros
  • Dureza em Shore-A
  • Material (Borracha Natural…)

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