Sua empresa está preparada para a indústria 4.0? Entenda os impactos dessa mudança

indústria-4-0-jw-engenharia

indústria-4-0-jw-engenharia

A indústria 4.0 é o mais novo conceito que compromete-se a realizar uma mudança no sistema de produção das fábricas. Também conhecida como quarta revolução industrial esse conceito busca aplicar inovações tecnológicas no processo produtivo, modernizando as plantas fabris e gerando melhores resultados. 

A quarta revolução industrial já está acontecendo, mas você sabe se sua empresa está preparada para a indústria 4.0? Continue a leitura deste artigo e entenda os impactos dessa mudança. 

Entenda o que é a indústria 4.0

A indústria 4.0 baseia-se no uso da inteligência das máquinas, empregando recursos tecnológicos no processo produtivo. Existem alguns pilares que devem sempre ser observados: IoT – Internet das Coisas (Internet of Things), Inteligência Artificial, Big Data, computação em nuvem, robótica, realidade aumentada, entre outros. 
Pode-se dizer que o principal objetivo dessa quarta revolução industrial é buscar aumento da produtividade, redução de custos, customização da produção e, também, controle total sobre o processo produtivo. Fantástico, não é mesmo?

Veja os princípios da indústria 4.0

A indústria 4.0 apresenta alguns princípios fundamentais para se tornar possível sua aplicação, que são: agilidade, análise, controle, padronização e flexibilidade.

A agilidade busca prover maior rapidez no processo de tomada de decisão, por meio do acesso a dados em tempo real, municiando os profissionais com informações valiosas.

O processo de análise é a principal maneira de adquirir as informações e realizar o cruzamento de dados, com as bases armazenadas em nuvem. 

O controle é realizado por meio de um monitoramento remoto de todos os processos da empresa, utilizando sensores e outras tecnologias.

Em termos de padronização, podemos dizer que haverá certa descentralização na tomada de decisão, pois as próprias máquinas serão capazes de tal atividade, por meio de programação (eliminando erros e problemas com mão de obra). Em outras palavras, as máquinas se tornarão adaptáveis e trabalharão buscando sempre a máxima eficiência nos processos produtivos. 
Já a flexibilidade fará com que a produção ocorra conforme a demanda, diminuindo os índices de desperdício e gerando um melhor desempenho nas máquinas, que serão programadas para tal fim.

Entenda o panorama da indústria 4.0 no Brasil

O Brasil ainda precisa percorrer um longo caminho para acompanhar o ritmo dos países desenvolvidos. É importante deixar claro que o avanço desse novo modelo exige maior conhecimento das empresas sobre os benefícios da digitalização, algo um pouco distante de nossa realidade.

Para conseguirmos competir com grandes empresas do mercado internacional é fundamental termos acesso às mesmas tecnologias. Contudo, para isso se tornar viável precisamos aumentar o crescimento do país. 

Todavia, a transição para a indústria 4.0 não será um processo simples. Fatores econômicos e, principalmente, a capacitação tecnológica da indústria nacional precisa ser melhorada. Outro ponto que merece destaque é a escassez de profissionais capacitados, principalmente aqueles com conhecimentos em robótica e produção industrial automatizada.

Veja o que é preciso fazer para implementar o conceito da indústria 4.0

Primeiramente, é preciso avaliar as necessidades do seu negócio. Identificar os principais problemas, quais processos podem ser melhorados, quais as áreas que precisam de maior investimento e, em especial, quais investimentos podem trazer o maior retorno para seu negócio.

Após levantar esses pontos, escolha uma área e inicie os investimentos em tecnologias da indústria 4.0. Sempre tenha como objetivo principal os problemas que sua empresa precisa solucionar, em vez de pensar nas tecnologias que você gostaria de implementar. 

Comece com um projeto inicial, antes de realizar grandes investimentos. Procure resolver pequenas questões, onde será mais fácil observar os resultados e realizar mudanças gradativas. 

A indústria 4.0 propõe o uso de ferramentas capazes de aumentar a produtividade do negócio, otimizar os principais processos e reduzir custos. Em outras palavras, essas novas tecnologias são fundamentais para que o seu negócio continue competitivo. Então, não deixe de investir e modernizar toda a sua empresa. Pense nisso!

E aí, gostou do nosso artigo? Que tal ter acesso a outros conteúdos como este? Para isso, assine nossa newsletter e receba artigos em primeira mão.

Fale conosco no Whatsapp