fbpx

Saiba qual é o melhor raspador de correia transportadora para sua operação

raspador de correia transportadora jwengenharia

raspador de correia transportadora jwengenharia

O raspador de correia transportadora é um item essencial para se realizar a manutenção e a limpeza das correias transportadoras de sua operação. A utilização desse equipamento é uma alternativa excelente para garantir o aumento da vida útil de vários componentes do sistema.

É importante frisar que a função primordial do raspador é remover os materiais que fixam na correia transportadora, limpando toda a estrutura. Além disso, o raspador também ajuda a evitar desperdícios durante o processo de transporte do material. 

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e saiba qual é o melhor raspador de correia transportadora para sua operação! 

Você conhece os tipos de raspador de correia transportadora?

É válido informar que existem dois tipos de raspadores de correia transportadora: o primário e o secundário. Cada um deles é destinado a um tipo de operação e deve ser utilizado em pontos específicos do transportador industrial.

Raspador primário

O raspador primário tem sua atuação sobre a correia no tambor de descarga do transportador. Esse tipo de raspador realiza a primeira raspagem do material que está aderido na correia. 

Existem raspadores no mercado que são dotados de lâminas segmentadas, com alta resistência à abrasão. Essas lâminas, quando tensionadas, garantem uma força de raspagem correta, durante toda sua vida útil.

Raspador secundário 

O raspador secundário, por sua vez, é instalado após o tambor, atuando na remoção de algum material que ainda esteja fixo, após a ação do raspador primário. 

O ideal é buscar por um equipamento que seja capaz de evitar o acúmulo de material na frente da lâmina, certificando que a raspagem continue normalmente, durante toda vida útil desse implemento.

Você sabia que existem raspadores de borracha e de aço?

Além dos raspadores primários e secundários, que são definidos pelo local de instalação na correia transportadora, existem raspadores com diferentes materiais, como os raspadores de borracha e os de aço.

Os raspadores de borracha localizam-se na parte frontal do tambor. Eles são utilizados por molas reguláveis para não pressionar a correia em excesso, por conta de contrapesos balanceados. Os raspadores de aço mais utilizados contém uma série de lâminas dispostas em diagonal, com o objetivo de manter a pressão contra a correia. Assim, eles rasparão o material pegajoso que os raspadores de borracha não conseguiram raspar.

Para qual tipo de indústria cada raspador é indicado?

As demandas dos diferentes tipos de indústria que existem nos dias de hoje foram fundamentais para que o mercado de correias transportadoras evoluísse. Por conta disso, foram criados vários tipos, como correias de roletes, correias de corrente e correias elevatórias. 

Cada tipo de correia transportadora tem uma função. A correia de roletes, por exemplo, é aquela na qual o transporte do material é feito pelo giro dos próprios roletes. Já a correia de correntes é aquela que utiliza correntes. Em ambas, o transporte executado é horizontal. 

Por fim, mas não menos importante, temos as correias elevatórias, que são aquelas destinadas a elevar ou abaixar os materiais (muito utilizado para carga e descarga de caminhões).Obviamente, em todos esses tipos de correias transportadoras é preciso se preocupar com a limpeza e a manutenção. Nesse sentido, o raspador de correia deve sempre ser utilizado, com a periodicidade adequada e com acompanhamento de especialistas no assunto.

Por que sua operação precisa de um raspador de correia transportadora?

Um raspador de correia transportadora é fundamental para garantir a operação de uma indústria. Eles são responsáveis pela limpeza, segurança e manutenção dessas peças, certificando que toda operação será realizada normalmente, sem nenhum tipo de problema. 

O ideal é contar com bons produtos, colocando máxima eficiência no processo de raspagem, gerando baixo impacto e pouca degradação à correia. Além disso, o raspador escolhido deve ser autolimpante, à prova de fogo e com um bom custo benefício.

Existem alguns produtos no mercado que possuem essas características, como é o caso dos seguintes raspadores:

  • raspador primário flexco EZP1;
  • raspador primário flexco MSP;
  • raspador primário flexco MMP;
  • raspador primário flexco MHP;
  • raspador secundário flexco FMS;
  • raspador secundário flexco MHS.

E aí, gostou das informações que fornecemos sobre raspador de correias transportadoras? Foram válidas? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com nossa equipe técnica. Ela está à disposição para ajudá-lo e orientá-lo. Não perca essa oportunidade.

Fale conosco no Whatsapp