fbpx

Saiba como evitar danos a sua correia transportadora na transferência de Engate

Uma transferência de engate, geralmente envolve uma transição de uma correia horizontal para uma inclinada, ou de uma decida para uma correia horizontal, com material se movendo sobre a polia de cabeça da correia de transferência de forma cascata, e na correia de recepção abaixo.

Então, qual seria a vantagem de usar um engate nestes casos? É que a correia transportadora continuar com um único acionador pode ser usada. A desvantagem de usar um engate é que os materiais menores podem ser sugados de volta sob a queda  e serem danificados pela polia de dobra abaixo.

Então, qual é a melhor solução encontrada para a transferência de engate? 

Algumas operações definem os problemas com as transferências de engate ao custo de fazer negócios, optando por lidar com clientes irritados que recebem seus produtos danificados ou equipes de manutenção infelizes que devem desligar continuamente os sistemas para reparar correias transportadoras danificadas. Outros se propuseram a encontrar a solução, criando seus próprios mecanismos caseiros ou buscando ajuda de terceiros.

Na maioria dos casos, as soluções de protetores de engate tendem a ser as mesmas: um bloco de UHMW aparafusado a um ângulo de ferro, que é posicionado no engate e afixado ao painéis laterais do transportador de correia. Embora essas correções possam limitar o número de material/produto sendo sugados de volta para a polia de dobra, eles não resolvem totalmente o problema. Na verdade, esse método pode causar ainda mais problemas.

Soluções caseiras

Entulhos de objetos estranhos (FOD) é uma frase muito comum no mundo dos pacotes, que basicamente abrange tudo que não foi intencionalmente colocado ali. Quando a FOD  na correia transportadora, existe a possibilidade de algo sair errado. No caso de uma transferência feita por engate equipada com um protetor caseiro, muitas vezes não cobre adequadamente a abertura do engate, com isso podendo parte da embalagem ficar presa no protetor e rasgar, causando assim um problema de pacote danificado e o conteúdo desse pacote podendo causar sérios problemas no seu engate.

Vamos dizer que o pacote que acabamos de falar é um pacote de montagem de móveis. Quando ele rasga, toda as peças saem, chaves, porcas, parafusos entre outros, o que acontece quando um desses parafusos fica preso ao seu protetor de engate caseiro? Ele corta a correia transportadora como uma faca, enquanto ela passa sob o bloco. No caso de uma sacola/pacote de roupa sendo rasgado, o presente de Natal de alguém esta espalhado por toda sua correia transportadora, eventualmente passa pelo bloco, ficando emaranhado ao redor da polia da dobra e causando falha na emenda da correia.

Outro problema que ocorre quando se usa um bloco sólido de UHMW para proteger o engate é que se um pacote ficar alojado entre ele e o cinto, algo deve dar. A embalagem é destruída, a correia transportadora está danificada ou o bloco todo falha, deixando a transferência de engate desprotegida. Com a transferência desprotegida, mais itens podem ser puxados para a polia de dobra, resultando em falha catastrófica.

Afinal, qual é a melhor opção para o protetor de Engate?

Certamente que você leu até agora e está se perguntando qual a solução que não vai me causar dor de cabeça mais tarde?

transferência de engate

E ai vai a resposta, uma solução projetada – uma que tenha segmentos ao invés de uma peça sólida. Esse designer segmentado é útil, permitindo que apenas uma parte da proteção seja desalojada antes que ocorra um atolamento, evitando danos a embalagem e à correia transportadora.

Você também vai procurar por um guarda de engate com baixa fricção, para que ele não danifique os seus pacotes, bolsas e produtos, ou faça com que eles fiquem presos e que seja durável o suficiente para resistir ao teste do tempo.

É importante prestar atenção especial ao sistema de montagem no protetor de engate. Afinal, o seu guarda de engate só é útil se estiver instalado corretamente. Selecione um protetor de engate que possa ser ajustado para um ajuste ideal de proteção contra correia que desencoraje o bloqueio de material.

Não só seus engate devem ser fáceis de instalar, mas também devem ser fáceis de manter. Quando um segmento é liberado devido a FOD, uma aba da coreia ou uma emenda danificada solta, um protetor de engate de cores vivas garante que as equipes de manutenção possam ver facilmente quando um segmento foi desalojado. E um novo segmento pode ser encaixado em segundos para um reparo rápido e fácil.

O Flexco Hitch Guards pode ser a solução projetada que você está procurando. Saiba como nossos engates fáceis de instalar podem proteger sua transferência. Os protetores de engate são projetados para proporcionar uma transição suave do produto sobre o engate do transportador, evitando que pequenos objetos se alojem no engate, o que pode causar rasgos longitudinais na correia transportadora, danos aos produtos transportados e períodos dispendiosos de inatividade não programada. Projetado para permitir que segmentos individuais sejam liberados da barra de suporte, os objetos são rapidamente desalojados, enquanto os segmentos remanescentes permanecem seguros para operação contínua.

Conheça mais produtos FLEXCO relacionado a correias transportadoras, O Cortador Elétrico de Correia Transportadora, fabricado pela Flexco, é especificamente projetado como uma solução rápida de corte de correia e segura durante toda a operação.

Fale conosco no Whatsapp