fbpx

Saiba Como Aplicar o Lençol de Borracha em revestimento de tambor de correia transportadora

Um revestimento aplicado em tambores é responsável por proteger os tambores e aumentar o atrito disponível para a condução da correia transportadora.

 Além disso, o revestimento em tambores pode apresentar diversas vantagens para a indústria, como resistência ao impacto, à abrasão, à corrosão e, também, a diminuição dos ruídos e a proteção do maquinário. 

As correias transportadoras também se beneficiam do revestimento em tambores, conseguindo operar com maior eficiência e aumentando sua vida útil. Outro ponto positivo sobre esse tipo de revestimento é  sua contribuição em equipamentos que suportam cargas pesadas. 

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e saiba como aplicar o lençol de borracha em revestimento de tambor de correia transportadora. 

Saiba quais os tipos de lençol podem ser aplicados nesses tambores

Antes de saber como aplicar lençol de borracha em revestimento de tambor de correia transportadora é preciso saber quais os tipos de lençol podem ser aplicados nesses tambores. 

O lençol de borracha pode ser facilmente encontrado em diferentes cores, tamanhos e espessuras. Além disso, esse material pode ser utilizado em diversas áreas da indústria, como na fabricação de diafragmas, guarnições e outros tipos de revestimentos. Além disso, podemos destacar outras aplicações do lençol de borracha, como a forração de bancadas, piso de borracha liso, anéis, borracha de vedação, tapete de borracha, borracha para abrasão, protetores laterais, isolante elétrico, borracha antiderrapante, revestimento de tambores de correia transportadora entre outros.

A utilização de um lençol para revestimento em tambores, que é o nosso objeto de interesse, depende do tipo de borracha do lençol.É válido dizer que todo tipo de lençol de borracha pode ser utilizado para a vedação de juntas. Contudo, é preciso se atentar para algumas características necessárias: é essencial que a borracha seja resistente à faixa de temperatura presente nos materiais que estarão nos tambores e, também, seja resistente aos compostos químicos desses materiais. Utilizar um lençol que não seja adequado pode trazer diversos problemas, além de ser extremamente perigoso.

Veja as melhores dicas de como aplicar o lençol de borracha em tambores

Para aplicar o lençol de borracha em tambores é necessário seguir alguns passos importantes. Em primeiro lugar, deve-se certificar o bloqueio elétrico do equipamento, certificar sobre a exigência de se remover o tambor do local e então apoiá-lo sobre cavaletes. 

A partir de então deve-se preparar as superfícies de ancoragem do tambor e do lençol de borracha. Assim, é chegado o momento de realizar o adesivamento do tambor, no qual é necessário contar com alguns produtos como o Catalisador vipax e a cola cimento vipafix

O próximo passo é a montagem do revestimento, a execução dos acabamentos e frisos necessários. Após isto, deve-se remontar o tambor na estrutura e reposicionar o contra peso. Não esqueça de efetuar os ajustes que forem inevitáveis e testar o tambor sem a presença de cargas.

Superfície metálica

Não podemos deixar de mencionar que o procedimento de revestimento de tambores de superfície metálica é um pouco diferente. Para a realização dessa técnica recomenda-se a utilização de um disco de desbaste, aliado a jato de areia seco e/ou usinagem para garantir que toda impregnação e oxidação seja retirada do metal. A superfície deve apresentar aspecto áspero e algumas ranhuras, em diversos sentidos. Caso haja a presença de óleos, é recomendado lavar a superfície com solvente.

Agora o momento é de preparação da superfície de borracha. Deve-se esquadrejar e cortar o lençol conforme as dimensões calculadas. Após isto, à 50 mm de uma das extremidades, marcar uma linha e chanfrá-la até o ponto zero. 

É chegado o momento de realizar o procedimento de revestimento de tambor de correia transportadora. Então, deve-se aplicar o adesivo em todas as superfícies ranhuradas (borracha e metal) e aplicar uma demão de adesivo já catalisado e aguardar secar totalmente. 

A próxima etapa se dá pela segunda adesivagem, aplicando a segunda demão de adesivo já catalisado e aguardar o ponto de pegajosidade. Então, deve-se realizar a montagem do lençol. Para tanto, é preciso alinhar a extremidade chanfrada com a geratriz do tambor, roletando a área chanfrada e aplicando uma nova demão de adesivo já catalisado. 

O próximo passo é envolver o tambor com o material e, com o auxílio das mãos, exercer pressão sobre o lençol à medida que ele for sendo montado sobre a superfície, para retirar possíveis bolhas de ar. 

Para finalizar, deve-se realizar os acabamentos. Então, com uma faca retire os excessos de borracha nas laterais e nos locais de superposição do lençol. Para concluir o serviço, realize o frisamento nos locais em que for necessário.

Temos ainda outros tipos de materiais que podem ser utilizados como o revestimento cerâmico. E neste artigo aqui, falamos sobre a consideração primária na escolha do revestimento: o coeficiente de atrito.

E aí, aprendeu como aplicar o lençol de borracha em revestimentos de tambor de correia transportadora? Fique ciente que existem empresas, como a JW Engenharia, que comercializa os mais variados tipos de lençol de borracha. Entre em contato para fazer uma cotação ou caso tenha alguma dúvida sobre o processo. Não perca essa oportunidade

jw engenharia botao contato pelo whatsapp

Conteúdos Relacionados:

Fale conosco no Whatsapp