Roda Dentada

Roda Dentada

Roda Dentada” é o nome dado ao objeto de forma circular ou cilíndrica cujas extremidades são cortadas em seções. Essas seções são feitas em um formato que lembra o dente, por isso ganharam o nome de “Rodas Dentadas”. São bastante semelhantes a engrenagens, mas o que as diferencia é sua utilidade.

Sua criação é atribuída Arquimedes de Siracusa, que viveu entre 287 a.C. e 212 a.C.. Um dos tipos mais antigos que se tem registrado foi feita de madeira. Esse item é usado em inúmeros dispositivos mecânicos, em especial nos que utilizam um motor.

O que é Roda Dentada

Como falamos anteriormente, o que diferenciam as Rodas Dentadas das engrenagens é justamente sua função. Tanto que por muitas vezes os dois produtos são confundidos pelos usuários. A diferença é que a roda dentada interage com um item flexível recuado ou perfurado e seu objetivo é engatar e mover. Já no caso da engrenagem, ela é formada por rodas dentadas fabricadas com o intuito de engrossar e agrupar as rodas. Logo, podemos dizer que as rodas dentadas são próprias para serem aplicas onde há movimentação.

O problema comum a todas as engrenagens é a mudança do ponto de contato dos dentes à medida que os componentes da engrenagem são postos em movimento. Isto reflete em significantes variações da relação de transmissão. Para resolver este problema, muitas engrenagens modernas usam um desenho de dente especial, chamado de evolvente, levemente curvo em cada lateral. Esta configuração tem uma propriedade muito importante de manter uma relação de velocidade constante entre as duas engrenagens. Nela, o contato move-se do ponto, mas a forma do dente de engrenagem evolvente compensa as diferenças.

Há uma grande variedade de rodas dentadas. Em qualquer caso, o tamanho da engrenagem a ser utilizada é determinada pelas distâncias a partir do centro desta até ao ponto de contato.

Tipos de Roda Dentada

  • Cilíndricas com dentes retos: A roda dentada com dentes retos e de formato cilíndrico e aplicada em motores. Ela exerce funções essenciais para que eles mantenham a mesma velocidade e rotação do eixo ao longo de todo o processo. Em relação aos outros tipos, a roda dentada cilíndrica com dentes retos tem um custo mais baixo e pode ser encontrada no mercado com facilidade.
  • Cilíndrica com dentes helicoidais: As rodas cilíndricas com dentes helicoidais não são instaladas com dentes alinhados e paralelos ao eixo. Nesse modelo, eles são inclinados para criar um ângulo entre o eixo e o segmento dos dentes. O formato inclinado dessa roda garante uma vantagem importante, pois os dentes não se engatam com rapidez. Além de uma operação mais silenciosa, as rodas com dentes helicoidais sustentam mais carga.
  • Cônicas com dentes retos: A roda com formato cônico tem a vantagem de mudar sua força e direção do giro para transmitir energia a eixos com diferentes ângulos. Contudo, por ser mais inclinado, esse modelo exige maior cuidado e precisão na montagem. O formato reto dos dentes faz com que a roda se desgaste mais conforme o tempo. Esse detalhe também faz a roda suportar cargas mais baixas e com menor velocidade.
  • Cônicas com dentes helicoidais: O modelo cônico com dentes helicoidais conta com um aproveitamento significativo de energia em relação ao formato reto dos dentes. Devido à inclinação, a roda tem uma operação silenciosa e com maior eficácia. Por ser helicoidal, esse modelo deve ser produzido com material que aguente o forte impacto que uma roda gera na outra.
  • Cônicas com dentes hipoides: Por ter dentes mais longos, esse modelo tem a capacidade de transmitir mais torque. Além disso, os eixos de engrenagens descentralizados garantem uma margem de translação do eixo da segunda roda. Contudo, o maior espaço entre os eixos exige o uso mais frequente de lubrificantes.

Como Desenhar uma Roda Dentada

É verdade que hoje em dia utilizamos muitos programas de edição em nossa rotina de trabalho. Se “com 5 ou 6 letras é fácil fazer um castelo”, o mesmo não podemos dizer de produtos redondos e, nesse caso, com dentes. Assim, deixamos abaixo um vídeo tutorial de como desenhar uma roda dentada pelo Adobe Illustrator.

Aqui na JW Engenharia podemos atendemos de forma rápida e eficiente graças a nossa equipe de vendedores bem treinada! Além disso, somos distribuidores autorizados da Martin, uma empresa que presa pela qualidade e está no mercado desde 1951. A Martin oferece a melhor solução em transmissões sincronizadoras da indústria. Completamente compatíveis com correias de alta performance da atualidade, para que você não se preocupe com sincronização novamente. E por último, mas não menos importante, Transmissões por Correias em V para responder rapidamente aplicações que requerem Polias de Fabricação Especial

jw engenharia whatsapp
Fale conosco no Whatsapp