fbpx

Qual é o tipo de lençol de borracha ideal para sua operação?

Qual é o tipo de lençol de borracha ideal para sua operação

Qual é o tipo de lençol de borracha ideal para sua operação

Qual é o tipo de lençol de borracha ideal para a sua operação? Neste artigo vamos dar algumas dicas sobre este assunto, boa leitura. O Lençol de borracha pode ter várias funções, desde vedações em grandes conjuntos industriais até o simples revestimento de superfícies. Independentemente de sua utilização, é fundamental prestar atenção na escolha do tipo de lençol de borracha ideal para sua operação. 

A utilização de um material que não seja adequado pode prejudicar o desempenho do lençol de borracha. E, uma falha nesse aparato pode afetar os equipamentos e resultar em grandes danos para sua operação (tanto financeiro, quanto físicos). 

Sendo assim, podemos afirmar que saber qual é o tipo de lençol de borracha ideal para sua operação é essencial para sua indústria. Você sabe? Não? Então, continue a leitura deste artigo e descubra.

Saiba quais são as características de um lençol de borracha

O lençol de borracha pode apresentar diversas características diferentes, como tamanho, espessura e cores. Além disso, podemos encontrar lençóis com ou sem telas de reforço. 

Obviamente, é possível solicitar aos fabricantes a produção de um produto personalizado, contudo existem os modelos padrões no mercado. 

Em termos de tamanho, os rolos variam entre 20.000 mm de comprimento por 1.000 mm de largura e, também, 20.0000 mm de comprimento por 2.000 mm  de largura. A espessura, por sua vez, varia entre 0,4 mm e 12,7 mm.A cor preta é a mais encontrada no mercado, mas não é difícil de encontrarmos o lençol de borracha em outras cores, como amarelo, branco, vermelho, verde, cinza, azul e tantas outras cores.

Veja como identificar um bom fabricante de lençol de borracha

Para identificar um bom fabricante de lençol de borracha deve-se, em primeiro lugar, verificar as referências da empresa, tanto em seu site, quanto as avaliações postadas pelos usuários em sites de busca. 

É importante verificar o histórico da empresa, sua tradição e experiência no mercado, a capacitação do time de vendas e, principalmente, se os profissionais apresentam conhecimento sobre o assunto. Essa é a única maneira de certificar que eles poderão oferecer o produto ideal para sua fábrica, não é mesmo?

Uma maneira interessante de evitar golpistas e certificar que o fabricante escolhido é o ideal se dá pela verificação do perfil da empresa em sites de reclamações, como o Reclame Aqui.

Deve-se procurar empresas como a JW Engenharia, que está no mercado há mais de 11 anos, com resultados confiáveis, uma cartela de clientes satisfeitos, profissionais capacitados e devidamente treinados e, principalmente, produtos de extrema qualidade. Vale a pena conhecê-la! Conheça os principais fabricantes de lençol de borracha.

Como especificar um lençol de borracha

Para especificar um lençol para a compra correta precisamos das seguintes informações:

  1. Espessura em mm;
  2. Largura em mm;
  3. Material do lençol (Borracha natural, nitrílica, neoperene, etc…);
  4. Comprimento em metros;
  5. Com ou sem reforço de lona textil.

Caso não tenha as informações necessárias sobre a especificação, responda as perguntas baixo e nos encaminhe as respostas para que possamos lhe auxiliar.

Seleção do Produto
Ao selecionar o lençol, faz-se necessário conhecer onde, como e em quais condições será utilizado. Isto é facilitado por respostas a perguntas do tipo:

  1. Qual a conformação do produto?
  2. Qual a temperatura de trabalho?
  3. Será submetido a ozônio e intempéries?
  4. Qual é o fluído de contato?
  5. A que pressão será submetido?
  6. A que tipo de desgaste será submetido?
  7. Sofrerá impacto?
  8. Estará sujeito a cortes?
  9. O ambiente será seco ou úmido?
  10. Qual é a aplicação?
  11. Será tensionado?
  12. Será isolante elétrico? Será condutivo?

Aprenda como aplicar um lençol de borracha

Após definir o fornecedor do lençol de borracha, é preciso saber como aplicá-lo. Caso o lençol de borracha for ser aplicado para gerar peças de vedação, é preciso contar com certa expertise em sua aplicação. Erros em sua aplicação podem gerar graves problemas, como falhas na vedação de líquidos e gases, contribuindo, dentre outras coisas, para contaminação do ambiente. 

Já na aplicação do lençol de borracha em revestimentos de superfície, por mais simples que pareça ser, também é necessário certa expertise. Uma aplicação incorreta pode gerar imperfeições no resultado final, impactando negativamente toda sua produção

Conheça o tipo de lençol de borracha ideal para cada operação

É importante destacar que cada tipo de lençol de borracha possui características específicas, como resistência a alguns tipos de elementos químicos, resistência a determinadas faixas de temperatura e taxas de dureza.

Dessa forma, aplicar o tipo certo de lençol de borracha não é apenas uma questão financeira, mas sim um ponto que está relacionado com toda sua produção e, também, com a segurança dos profissionais. 

Veja, a seguir, os principais tipos disponíveis de lençol de borracha:

Qual é o tipo de lençol de borracha ideal para sua operação

Lençol de borracha natural

O lençol de borracha natural é o mais comum, sendo amplamente utilizado em setores comerciais. Esse lençol é indicado para abrasão, impacto, cortes, pressão, isolamento elétrico, resistência mecânica e flexibilidade. O lençol de borracha natural pode ser utilização para vedação de ar e pó, cintas modeladoras e manta de cobertura de fios e cabos elétricos em baixa tensão.

Qual é o tipo de lençol de borracha ideal para sua operação

Lençol de borracha de silicone

O lençol de borracha de silicone apresenta grande diferenciação em relação aos outros tipos de lençóis. Pode-se utilizá-lo para uso em ozônio, intempéries, higiene, isolamento elétrico e em uma ampla faixa de temperatura. Esse lençol também pode ser utilizado no setor alimentício, por não apresentar toxicidade. Contudo, não é indicado para contato com combustíveis derivados de petróleo, abrasão e cortes.

Lençol de borracha nitrílica

O lençol de borracha nitrílica apresenta a resistência ao óleo como sua característica mais importante. Por conta disso, esse lençol é indicado para ser trabalho em contato com combustíveis derivados do petróleo. Assim, pode-se afirmar que esse tipo de lençol pode ser utilizado na confecção de juntas, em diafragmas e guarnições.

Qual é o tipo de lençol de borracha ideal para sua operação

Lençol de borracha neoprene

O lençol de borracha neoprene apresenta boa resistência à intempérie, ao ozônio, aos agentes químicos e ao envelhecimento. Esse tipo de lençol também apresenta uma boa resistência química aos óleos parafínicos, uma média resistência química aos óleos nafténicos e hidrocarbonetos alifáticos e uma baixa resistência aos hidrocarbonetos aromáticos, hidrocarbonetos clorados e solventes polares. A aplicação ideal para o lençol de borracha neoprene é na confecção de juntas, forros de bancada, apoios e aventais industriais.

Qual é o tipo de lençol de borracha ideal para sua operação

Lençol de borracha SBR

O lençol de borracha SBR apresenta características similares ao lençol de borracha natural, contudo apresenta maior resistência ao envelhecimento. Sua estrutura molecular insaturada permite que esse tipo de lençol tenha uma resistência moderada ao ozônio e ao intemperismo. 

Em contrapartida, esse tipo de lençol tem resistência limitada a óleos minerais, não sendo recomendado para uso com ácidos oxidantes e líquidos orgânicos em geral. 

Esse tipo de lençol pode ser utilizado para a confecção de uniformes industriais, juntas e pisos industriais, principalmente em locais que necessitam de altos graus de higiene.

Lençol de borracha EPDM

O lençol de borracha EPDM, por sua vez, apresenta boa resistência ao calor e ao envelhecimento, além de boa elasticidade e bom poder isolante. Seu uso é indicado para vedações com juntas, guarnições, divisórias e isoladores. Além disso, podemos utilizá-lo como isoladores como mantas, arruelas, no revestimento de bancadas e cortinas, em cortinas para ambientes industriais, entre outras aplicações.

Qual é o tipo de lençol de borracha ideal para sua operação

É importante deixar claro que é fundamental contar com materiais de qualidade e com o conhecimento de especialistas no assunto para escolher o tipo certo de lençol de borracha para sua operação. 

Destacamos, neste artigo, os principais tipos de lençol de borracha e suas respectivas aplicações. Caso tenha ficado interessado, entre em contato com especialistas no assunto, como a JW Engenharia e solicite um orçamento.

Fale conosco no Whatsapp