fbpx

Qual a melhor estratégia de manutenção para a sua empresa?

estratégia de manutenção para a sua empresa

estratégia de manutenção para a sua empresa

Um tipo de prática que está se tornando cada vez mais comum no mercado, principalmente no setor industrial, é a definição de estratégias de manutenção. Essas estratégias nada mais são do que ações necessárias para certificar a confiabilidade de um equipamento. 

É importante determinar as estratégias para desenvolver a manutenção em sua empresa, estabelecendo diretrizes e orientações para que o processo seja seguido corretamente. Os benefícios para o seu negócio serão imensuráveis. 

A grande dúvida que fica é: qual a melhor estratégia de manutenção para a sua empresa? Continue a leitura deste artigo e descubra.

Quais os tipos de manutenção industrial?

Existem quatro tipos de estratégias de manutenção que são mais utilizadas no setor industrial, que são: 

  1. Manutenção corretiva;
  2. manutenção preventiva;
  3. manutenção preditiva;
  4. manutenção centrada na confiabilidade.

A manutenção corretiva e a manutenção preventiva já fazem parte da rotina de muitas empresas. Contudo, é fundamental definir uma estratégia completa, abordando tópicos como periodicidade, ordem de prioridade, escolha das máquinas, entre outros assuntos.

Quais as vantagens e os benefícios de cada uma das estratégias?

Obviamente, os quatro tipos de manutenção elencados apresentam vantagens e benefícios em sua utilização. Veja, a seguir, os principais destaques de cada uma das estratégias.

1 – Manutenção corretiva

A manutenção corretiva talvez seja a estratégia mais utilizada no mercado. Entretanto, a forma que esse tipo de manutenção é empregado não é a mais correta. Algumas empresas costumam realizar manutenções apenas quando as máquinas apresentam problemas, fazendo com que toda produção fique prejudicada.

A melhor forma de empregar a manutenção corretiva se dá pela escolha de equipamentos que não são essenciais para operação da empresa e/ou são utilizados com pouca frequência ou que sejam de baixo custo. 

Dessa forma, a manutenção corretiva acontecerá sem influenciar na produção da empresa, evitando problemas que podem gerar prejuízos para seu negócio.

2 – Manutenção preventiva

A manutenção preventiva também é amplamente conhecida e utilizada no mercado. Esse tipo de estratégia cria um planejamento para colocar parte das máquinas fora de serviço, periodicamente, para inspeção e reparos que forem necessários. 

O grande segredo para contar com uma estratégia de manutenção preventiva de sucesso é o planejamento das ações. Ter um cronograma organizado e bem pensado é fundamental para que esse tipo de manutenção seja eficaz.

3 – Manutenção preditiva

A manutenção preditiva se dá pela realização de manutenções antes que as falhas aconteçam. Esse procedimento por ser empregado por meio de inspeções visuais ou com o auxílio da tecnologia. 

Uma estratégia muito utilizada é o CMMS (Computerized Maintenance Management System), que é capaz de rastrear a leitura de medidores e sensores da planta, facilitando a identificação de pontos que necessitam desse tipo de manutenção.

4 – Manutenção centrada na confiabilidade

Por fim, mas não menos importante, temos a manutenção centrada na confiabilidade. É importante destacar que falhas nem sempre seguem uma lógica. Dessa forma, é preciso desenvolver uma estratégia personalizada para cada tipo de equipamento.

Essa estratégia deve ser utilizada por equipes com muita experiência e que já dominam os processos de manutenção em uma indústria.

Quais fatores devem ser analisados na hora de elaborar uma estratégia de manutenção?

Para elaborar uma estratégia de manutenção efetiva é preciso considerar alguns fatores importantes. Primeiramente, deve-se analisar a situação dos equipamentos, por meio de um diagnóstico completo em cada um deles. 

Após, recomenda-se a definição de estratégias de manutenção para cada modelo de equipamento existente na empresa.

Para finalizar, deve-se sistematizar a manutenção das máquinas, estabelecendo uma ordem de prioridade de acordo com a importância de cada equipamento, bem como os riscos que sua falha traria ao processo produtivo.

Por que sua empresa deve elaborar uma estratégia de manutenção?

A elaboração de uma estratégia de manutenção pode influenciar diretamente na produtividade de uma empresa, podendo melhorar os resultados e, consequentemente, aumentar o lucro do negócio. 

É válido informar que uma estratégia de manutenção bem elaborada permite aos gestores o acompanhamento da produção das equipes e a identificação de falhas, além de ajudar na redução de custos com economia de energia elétrica e maior produtividade das máquinas, entre outras vantagens.Gostou do nosso artigo? Conseguiu compreender qual a melhor estratégia de manutenção para sua empresa? Entre em contato com nossa equipe técnica, solucione todas as suas dúvidas e obtenha mais informações sobre esse assunto!

Fale conosco no Whatsapp