fbpx

Produção Industrial: com destaque para MG, três Estados operam em nível Acima do Período pré-pandemia

produção-industrial

Três estados brasileiros já operam com produção industrial a nível acima do período pré-pandemia, é o que aponta pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o levantamento, na passagem de junho para julho, Minas Gerais foi o grande destaque (com produção 12% acima do ritmo visto em fevereiro de 2020), seguido por Santa Catarina (com produção 3% superior), e Paraná (com produção superior em 0,4%).

Em entrevista para o portal do IBGE, Bernardo Almeida, analista da pesquisa, detalha que o mês de julho demonstra, em primeiro plano, o retrato da indústria regional que já era visto antes da pandemia:

“Com o avanço da vacinação e uma maior circulação de pessoas, a indústria começa a mostrar sua realidade pré-pandemia, mas com condições que se acentuaram, como o desemprego e a inflação”, afirma.

Citando os últimos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o analista acrescenta que “o resultado da indústria regional reflete o momento econômico demonstrado pelas demais pesquisas do IBGE”.

Bernardo também destaca que o ritmo da produção industrial no estado de Minas Gerais já era destaque positivo desde junho do ano passado, quando a indústria local já operava acima do verificado antes da crise do coronavírus. Isso porque a atividade na região é levada pela indústria extrativa de mineração, fortemente influenciada pela valorização do preço do minério.

Em contrapartida, conforme a pesquisa, houve queda em sete dos 15 locais analisados no período. Dentre elas, o principal recuo foi no Amazonas (-14,4%). A retração em São Paulo (-2,9%) foi a segunda maior, mas também foi a primeira em influência no resultado, por conta do peso da indústria paulista na produção nacional.

WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento on-line via WhatsApp!
👋 Olá em que posso ajudar?
Fale conosco no Whatsapp