fbpx

4 motivos para não usar um estilete ou faca para cortar correia transportadora

não usar estilete ou faca para cortar correia transportadora

jwengenharia

O Brasil é um dos países com o maior número de acidentes de trabalho no mundo. De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho nosso país registrou 4,5 milhões de acidentes de trabalho entre 2012 e 2018.

Nesse sentido, é importante destacar que os transportadores de correia são itens onde os profissionais também estão sujeitos a acidentes de trabalho. Esse ponto é alarmante, principalmente quando leva-se em consideração que as correias transportadoras são equipamentos projetados de acordo com regulamentações e normas específicas, buscando evitar esse tipo de imprevistos. 

Portanto, continue a leitura deste artigo e veja 4 motivos para não usar um estilete ou faca para cortar correia transportadora.

1 Segurança

Em primeiro lugar, temos que levar em consideração a segurança. O uso de estilete ou faca pode, facilmente, gerar um acidente de trabalho, que pode ter impactos permanentes para a vida do trabalhador. 

Um dado alarmante é que 24,9% dos acidentes de trabalho registrados pelo Ministério da Previdência Social são nas mãos e dados, partes mais vulneráveis do corpo. 

Não podemos deixar de mencionar que é fundamental fornecer aos funcionários os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), que devem estar de acordo com a função desempenhada por cada profissional Contudo, no caso do corte de correias transportadoras, deve-se buscar por outras opções, menos arriscadas. Essa é a única maneira de minimizar os riscos de acidentes e outros transtornos na realização desta atividade.

2. Produtividade

Outro ponto que desfavorece a utilização de estilete ou faca para cortar correia transportadora é a produtividade. Existem cortadores elétricos disponíveis no mercado, capazes de realizar o corte num tempo bem menor e, obviamente, com a maior segurança possível. 

Esse tipo de equipamento apresenta rolamentos selados que apoiam a correia durante o corte, permitindo ao operador a inserção do cortador na correia com o mínimo de esforço. Além disso, os cortadores apresentam uma alça lateral, que pode ser montada de qualquer lado, permitindo a operação pelo lado direito ou esquerdo, aumentando ainda mais a segurança.

3. Qualidade

A qualidade do corte também é um motivo para não se utilizar estilete ou faca para a realização do corte em uma correia transportadora. Esses materiais podem gerar cortes não uniformes, danificando a correia e trazendo diversos problemas para sua planta industrial. 

Os cortadores elétricos, por sua vez, são materiais que possuem uma lâmina de alta velocidade, com angulação dupla permitindo a realização de um corte suave e preciso. 

Além disso, o sistema de guia de trilho tem equilíbrio próprio, proporcionando maior estabilidade durante o uso, permitindo cortes retos e precisos.

4. Praticidade

A praticidade também é um motivo que deve ser levado em consideração para se optar por um cortador elétrico, em detrimento de um estilete ou faca. O procedimento a ser executado para a utilização de um cortador elétrico é bem simples, veja:

  • avaliar as condições de sua correia transportadora;
  • medir sua correia e conferir o tamanho necessário antes de continuar o serviço;
  • garantir que a correia está devidamente presa, garantindo a eficácia do corte;
  • utilizar o cortador para realizar o procedimento.

Uma vez iniciado o corte, não é preciso parar para conferir se o procedimento está correto ou não. Além disso, não é preciso a utilização de réguas ou outras formas de marcação, para certificar que o corte está reto e com a qualidade esperada. 

Não podemos deixar de mencionar que os cortadores apresentam um sistema de proteção da lâmina, evitando acidentes caso o equipamento apresente algum problema. 

Existem empresas no mercado, como a JW Engenharia, que são distribuidoras autorizadas dos melhores cortadores existentes, como é o caso do cortador elétrico da Flexco. Esse cortador é capaz de realizar o procedimento de corte em correias espessas, em correias de PVC e, até mesmo, em correias solid woven. 

Vale a pena conhecer esse equipamento, concorda?

Buscamos evidenciar os principais motivos para não usar um estilete ou faca para cortar correia transportadora. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, pois é muito importante prestar atenção nestes pontos. Caso tenha achado válido, compartilhe essas informações em suas redes sociais, e mostre para seus amigos a importância de utilizar os materiais corretos para a realização de alguns procedimentos. Contamos com você

WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento on-line via WhatsApp!
👋 Olá em que posso ajudar?
Fale conosco no Whatsapp