Conheça as maiores correias transportadoras do mundo!

Publicado em: 16 de dezembro de 2020 | Atualizado: 16 de dezembro de 2020

As correias transportadoras são utilizadas em diversas indústrias espalhadas pelo mundo. Elas são peças fundamentais para que a linha de produção funcione perfeitamente e que tudo seja transportado da melhor maneira possível.

Entretanto, existem diversas correias transportadoras espalhadas pelo mundo, com grandes extensões, sendo capazes de transportar mais de 2000 toneladas por hora. Quer conhecer quais são e as curiosidades sobre elas? Continue lendo este artigo que preparamos para você.

Saara Ocidental

Maior correia transportadora do mundo – Fonte: Blog do Cioffi

Sem dúvida alguma, a correia que está no Saara Ocidental é a maior correia transportadora do mundo. Ela é responsável pelo transporte de rochas fosfáticas, ligando as minas de Bu Craa ao porto da cidade de El-Aaiun no Saara. A sua extensão é de 98 quilômetros sendo capaz de transportar mais de 2000 toneladas por hora.

Devido a sua grande extensão e pelos fatores climáticos que fazem com o que o fosfato seja jogado no deserto, a correia transportadora pode ser avistada através de imagens de satélite, sendo facilmente reconhecida devido aos fatores que elencamos no início deste parágrafo.

Correia transportadora na Índia

Uma outra curiosidade, é que na Índia, para transportar calcário de uma mina até a uma fábrica de cimentos até a Bangladesh, em 2005 foi colocada em operação uma das mais longas correias do mundo. Com o comprimento de 35 quilômetros, esta correia transportadora não possui nenhum tipo de tração intermediário entre as duas polias das extremidades.

Outro fato interessante da correia na Índia é que a sua largura é de 800 milímetros e ela é do tipo St 2500. Ela é sustentada com a estrutura feita de cavaletes de apoio com 18 metros de altura.

Separamos também um vídeo para você conhecer a maior esteira transportadora do mundo, veja agora:

As minas são as principais usuárias de correias transportadoras

Localizada geralmente em áreas remotas, uma das maiores indústrias que utilizam a correia transportadora em sua produção são as minas. Inclusive elas são as que mais utilizam esse sistema em todo o mundo.

A maior correia transportadora da América Latina está no Brasil!

Como falamos no parágrafo anterior, as minas são as que mais utilizam as correias transportadoras em todo o mundo. E o maior transportador de Correia de Longa Distância está localizado no Complexo de Vargem Grande, em Nova Lima (MG), que fica entre as cidades de Belo Horizonte e Barão de Cocais.

São ao todo 9.600 metros em um único transportador e mais de 100km de correias em funcionamento. Para todo o equipamento se manter em pleno funcionamento, a Vale, responsável por este transportador, realiza periodicamente atividades como: emendas das correias, reparos; limpeza das correias, revestimento de tambores, peneiras vibratórias tanques, caixas, filtros, distribuidores, hidrociclones, calhas, entre outros.

Os transportadores são utilizados pela mineradora para transportar o minério produzido entre diferentes instalações. Com isso, a empresa consegue economizar na sua produção. Muitas empresas como Vale, utilizam as correias transportadoras devido a sua segurança, economia, versatilidade e a confiabilidade do material.

E você, já conhecia essas três curiosidades? Caso queira saber de mais alguma, deixe um comentário aqui no nosso blog e faça desse espaço um local de partilha de conhecimento! Até a próxima.

Conteúdos sobre Correia Transportadora

Fale conosco no Whatsapp