fbpx

17 livros mais lidos pelos profissionais da manutenção

livros_de_manutencao

Resolvemos indicar inicialmente os 13 livros de manutencao mais lidos pelos profissionais. Contudo esse material precisou ser atualizado a partir de novas recomendações dos profissionais que estão atuando diretamente dentro das indústrias.

E certamente essa recomendação te ajudará a resolver os principais desafios no setor da manutenção industrial.

Além disso será indicado também um manual e um conteúdo completo relacionados com transporte de materiais a granel.

Essa lista dos principais livros de manutencao foi criada por uma recomendação de profissionais no LinkedIn e atualizada em novembro de 2020.

  • A Bíblia do TPM
  • A Organização, o Planejamento e o Controle da Manutenção
  • Bíblia do RCM
  • Confiabilidade e Manutenção Industrial
  • Gerenciando a Manutenção Produtiva
  • Gerenciando para o Aprendizado
  • Gestão da Manutenção orientada a resultados
  • Lubrificantes e lubrificação industrial
  • Lubrificação Industrial
  • Manual de Confiabilidade Mantenabilidade e Disponibilidade
  • Manual de Gestão da Manutenção
  • Manutenção Centrada na Confiabilidade
  • Manutencao Função Estratégica
  • Manutenção Lean
  • PCM Descomplicado
  • PCM: Planejamento e Controle da Manutenção
  • Sucesso em Paradas de Manutenção

A bíblia do TPM

Como Maximizar a Produtividade na Empresa”, é o quinto livro de TPM do Consultor Haroldo Ribeiro. Apresenta todas as informações para que uma empresa implante o TPM de maneira sistemática e definitiva, quer seja como uma ferramenta ou como um sistema de gestão.

A edição limitada em 150 exemplares tem capa dura, com aproximadamente 600 páginas e detalha os seguintes tópicos:

Os Fundamentos do TPM
O OEE (Eficiência Global do Equipamento)
As etapas de implantação
Os pilares técnicos e os pilares complementares
Como diagnosticar o TPM e a Função Manutenção
Quais os fatores de fracasso e de sucesso do TPM
20 anexos para ajudar o leitor e a empresa em todas as fases do Programa

É um dos livros da manutencao mais completos sobre o tema de autor latino-americano fruto de experiência acumulada pelo autor desde 1987.

livro_a-biblia-do-tpm

A Organização, o Planejamento e o Controle da Manutenção

Este livro é uma oportunidade para os profissionais de manutenção. Ele consolida e disponibiliza o grande conhecimento do autor sobre o planejamento e controle de manutenção, já disseminada em cursos ministrados por todo brasil, tornando-o acessível a todos.

O tema é sem dúvida a base indispensável para o enfoque científico e ordenado da manutenção e as informações contidas na obra são ferramentas de extrema utilidade no cotidiano dos engenheiros e planejadores.

Gil branco é engenheiro eletrônico (ufrj 1969), engenheiro elétrico (usu 1978) e pós graduado em engenharia econômica (uerj 1984), com especialização em automatização naval (inglaterra 1970). Diversos estágios e treinamento em técnicas de gerência de manutenção em diversas fábricas no brasil e no exterior. Diversos cursos na área da qualidade. Mais de 46 anos em manutenção, em estaleiros, área naval, metalúrgica, área industrial, farmacêutica, aeronáutica e prestação de serviços.

LIvro_A_Organizacao_o_Planejamento_e_o_ Controle_da_Manutencao

Bíblia do RCM

O Guia Completo e Definitivo da Manutenção Centrada na Confiabilidade na Era da Indústria 4.0

Livro_Biblia_do_RCM

Confiabilidade e Manutenção Industrial

O presente livro trata da Engenharia de Confiabilidade que tem como objetivo adequar a produção da indústria aos padrões dos mercados e a normas de qualidade, fornecendo o referencial teórico para esse processo de melhoria.

O diferencial de Confiabilidade e manutenção industrial é tratar a confiabilidade do ponto de vista quantitativo, baseado na modelagem estatística de dados, e não qualitativo como os outros livros de manutencao sobre o tema.

Principais Características:

• Selo ABEPRO;
• Listas de exercícios ao final da maioria dos capítulos;
• Traz aplicativos computacionais, apresentados através de tutoriais;
• Conteúdo sobre gestão da manutenção em ambientes industriais.

Livro_Confiabilidade_e_Manutencao_ Industrial

Gerenciando a Manutenção Produtiva

As empresas são verdadeiras ilhas do tesouro onde ainda existem muitas riquezas a explorar. Certamente a melhoria do gerenciamento da confiabilidade dos equipamentos ajudará a desenterrar esses tesouros, trazendo ganhos significativos de segurança, produtividade, qualidade, custo e integridade do meio ambiente.

Livro_Gerenciando_a_Manutencao_Produtiva

Gerenciando para o Aprendizado

Toda empresa tem problemas, mas nem toda empresa sabe lidar com eles. Como diz John Shook, um dos segredos do sucesso de uma organização é a maneira como ela reflete sobre seus problemas e como ela aprende com eles. O livro “Gerenciando para o Aprendizado” traz essa abordagem de solução de problemas por meio de um sistema de gestão chamado “pensamento A3”.

O pensamento A3 vai contra o antigo e tradicional pensamento empresarial de que o líder (o chefe) decide tudo e resolve os problemas da organização sozinho. Ele instiga as pessoas que realizam a atividade que realmente gera valor para a organização a pensarem, refletirem sobre seus trabalhos e a forma como ele é executado e a solucionarem os problemas com o qual esbarram no meio do caminho. Ou seja, ele motiva a pessoa que executa a tarefa a entender e buscar a solução para situações problemáticas que vivencia a cada dia.

Este livro apresenta esse pensamento do ponto de vista de duas pessoas: Desi Porter, gerente de nível médio da Manufatura ABC, e Ken Sanderson, gerente da Manufatura ABC. O primeiro é desafiado pelo segundo a solucionar o problema que eles enfrentariam brevemente de expansão da fábrica, levando a um aumento significativo de documentos que precisariam ser traduzidos com rapidez e qualidade. Para isso, Sanderson se torna o sensei de Porter, orientando-o e ajudando-o na construção de um A3.

Em “Gerenciando para o Aprendizado” você aprenderá o passo a passo para realização de um A3 e os possíveis desafios e barreiras que encontrará ao tentar fazê-lo. Você entenderá como identificar os problemas existentes, analisar suas causas, estabelecer metas e contramedidas para chegar a um estado futuro favorável para a organização, além, é claro, de acompanhar a situação melhorada e realizar ajustes sempre que necessário.

Gerenciando para o aprendizado

Gestão da Manutenção orientada a resultados

Com conhecimento adquirido ao longo 15 anos de experiência na área industrial, o autor aborda o tema gestão da manutenção de forma prática e simples. De leitura fácil e objetiva, esta versão compacta do livro traz as coordenadas básicas para para gestão enxuta e eficaz dos processos de manutenção.

gestao da manutencao orientada a resultados

Lubrificantes e Lubrificação Industrial

Esta obra destina-se aos estudiosos, aos engenheiros e a todos os profissionais de manutenção, preenchendo uma lacuna na bibliografia nacional sobre óleos lubrificantes e lubrificação automotiva e industrial, e também lubrificação em motores marítimos e ferroviários.

O livro desperta para as práticas de reciclagem e rerrefino dos óleos utilizados, bem como para as técnicas de lubrificação dos principais elementos de máquinas e de segmentos industriais, abordando de forma ampla e profunda os aspectos da lubrificação automotiva, formulação e aditivos habitualmente utilizados.

O livro aponta para os ensinamentos de armazenagem de óleos e graxas lubrificantes, além de abordar aspectos tecnológicos e práticos da lubrificação em geral.

Lubrificantes e lubrificacao industrial

Lubrificação Industrial

De forma didática e objetiva, a obra apresenta os conceitos básicos dos processos de lubrificação e dos lubrificantes, analisando também origem, aplicação e composição química das substâncias que são utilizadas na obtenção dos fluidos lubrificantes, bem como os diversos tipos de lubrificantes desenvolvidos para atender às necessidades da indústria de manufatura, automotiva, naval e aeronáutica.

Livro_Lubrificacao_Industrial

Manual de Confiabilidade Mantenabilidade e Disponibilidade

A obra é ideal tanto para os profissionais e estudantes interessados em aplicar a técnica da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), quanto para os que desejam conhecer com maiores detalhes a Avaliação de Vida Remanescente de Equipamentos. Os pr imeiros capítulos da obra abordam os conceitos de Confiabilidade, incluindo Confiabilidade humana. Os seguintes mostram os conceitos básicos de Mantenabilidade e Disponibilidade. No final do livro, o autor apresenta um breve resumo sobre a técnica de Inspeção baseada em Risco, destinado ao pessoal de manutenção voltado para a inspeção de equipamentos, e um capítulo sobre aspectos gerenciais.

Livro_Manual_de_Confiabilidade_ Mantenabilidade_e_Disponibilidade

Manual de Gestão da Manutenção

O Manual de Gestão da Manutenção traz o Direcionamento Prático
para Gestores de Manutenção Alavancarem Suas Carreiras.

Através de um método aplicado e validado em indústrias nacionais e multinacionais, de forma prática, orientada aos resultados e sustentável ao longo prazo.

Livro_Manual_de_Gestao_da_Manutencao

Manutenção Centrada na Confiabilidade

O livro, escrito em uma linguagem clara, mas sem esquecer da matemática e das técnicas de probabilidade, apresenta ao leitor como as técnicas de MCC (Manutenção Centrada na Confiabilidade) estão se tornando uma ferramenta de grande valor no setor industrial brasileiro – o autor aproveita toda a sua experiência profissional. Foi escrito tanto para alunos dos cursos de graduação em Engenharia, como para o engenheiro de manutenção em exercício.

Livro_Manutencao_Centrada_em_Confiabilidade

Manutencao Funcao Estrategica

Entusiastas dos princípios da Gestão pela Qualidade Total, Alan Kardec e Júlio de Aquino vencem a distância entre os conceitos teóricos e sua adequada aplicação no dia a dia da vida empresarial.

Uma obra repleta de conceitos inovadores e com uma visão moderna da atividade que descreve, vinculada ao sucesso do negócio e com enfoque empresarial.

Essa é a essência que compõe a 5ª edição (revista e atualizada) de Manutenção – Função Estratégica, escrita pelos engenheiros Alan Kardec Pinto e Júlio de Aquino Nascif Xavier.

Os autores afirmam que, os profissionais da área, precisam estar aquém da atividade de manutenção. É preciso observar os resultados da organização e seus indicadores empresariais tais como: market-share, faturamento, lucro e segurança operacional e dos colaboradores, entre outras. Só assim é possível entender e praticar aspectos importantes para o crescimento corporativo, que parte do estabelecimento de metas, indicadores e planos de ação para os principais resultados da manutenção àqueles ligados à confiabilidade, segurança, meio ambiente e motivação da equipe.

Essa é a nova realidade que Manutenção – Função Estratégica pretende divulgar. Uma visão diferenciada, cujas prerrogativas podem ser aplicadas em qualquer tipo de organização.

Livro_Manutencao_Funcao_estrategia

Manutenção Lean

O que é ser e pensar lean? Todas as pessoas cuidadosas o são. Se o leitor fosse dono de uma empresa iria por certo aplicar o pensamento lean. Se em sua casa está constantemente a dizer às crianças para desligarem as luzes e fecharem as torneiras para evitar gastos desnecessários, então já o aplica.

E porque não aplicar esta filosofia na liderança e gestão da função manutenção? Na sequência desta pergunta surgiu a Lean Centered Maintenance (LCM), a qual se define como o fornecimento de serviços de valor acrescentado em manutenção com o menor desperdício possível.

A LCM procura prestar serviços de excelência em manutenção ao mesmo tempo que minimiza os seguintes inputs: Mão de obra (direta ou indireta); Capital; Esforço de gestão; Materiais e peças de reserva; Serviços externos (subcontratos); Aluguer de equipamentos; Energia; Custos extraordinários (overheads); e/ou maximiza os outputs da manutenção: Disponibilidade e fiabilidade de equipamentos e sistemas; Output produtivo ou de serviços; Segurança de pessoas e instalações; Proteção do meio-ambiente.

Manutencao Lean

PCM Descomplicado

Um Manual Completo e Definitivo que Ensina o Passo a Passo para Implantar e Gerenciar um Setor de PCM – Planejamento e Controle da Manutenção partindo do Absoluto Zero!

Livro_PCM_descomplicado

PCM: Planejamento e Controle da Manutenção

No livro são abordados aspectos como a evolução da manutenção; a organização básica de uma área de manutenção, suas identificações e, principalmente, seus fluxos de informação; os cadastros necessários para uma boa intervenção mantenedora; as qualificações mínimas indispensáveis àqueles que desejam atuar na área; e a forma como deve ser organizada, pensada e executada a ação preventiva nos equipamentos industriais.

Livro PCM_Planejamento_ e_Controle_da_Manutencao

Sucesso em Paradas de Manutenção

Quando pensamos que atingimos o nosso máximo, verificamos que é sempre possível melhorar. Assim acontece com os resultados de paradas em manutenção, muitos deles realizados com sucesso por empresas como Petrobras, Votorantim, Samarco Mineração e VALEFERTIL.

Livro_Sucesso_em_Paradas_de_Manutencao

Quer conhecer os profissionais que iniciaram a indicação dessa lista de livros da manutencao, veja agora a publicação no LinkedIn.

E para completar vamos também um manual e um conteúdo completo relacionados com transporte de materiais a granel.

Manual CEMA para Transportadores de correia para materiais a granel

Este manual apresenta as melhores práticas para todos os componentes e sistemas de transportadores de correias.

Os usuários poderão usar os princípios e requisitos definidos no sistema de transportadores para materiais a granel, além de prever seu desempenho dentro de uma faixa aceitável e compreensão básica da engenharia, seleção de componentes, equipamentos e acessórios relacionados à segurança e manutenção de todos os sistemas de transportadores de correia para materiais a granel.

Manual CEMA para Transportadores de correia para materiais a granel

FOUNDATIONS™ 4 °edição

Um Guia Prático para um controle mais limpo, seguro e produtivo de pó e material a granel .

A Martin Engineering publicou este livro como um serviço à indústria de manuseio de material a granel. O livro é disponibilizado apenas com o objetivo de informar de maneira genérica e não tem a intenção de fornecer conhecimento aprofundado sobre o controle de materiais fugitivos e operações de manuseio de material a granel.

As opiniões expressas neste livro são de responsabilidade dos autores e representam um consenso entre eles sobre os tópicos discutidos

foundation

Correia Transportadora

Fale conosco no Whatsapp