fbpx

História do Parafuso

parafuso

História do Parafuso: Surgimento

A história do parafuso começa por volta de 287 anos Antes de Cristo (AC), como aponta o engenheiro mecânico e especialista em tecnologia de juntas aparafusadas e fixadores, Bill Eccles, ao afirmar que este é o período o qual Arquimedes, um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica, desenvolveu o primeiro protótipo do objeto que hoje conhecemos como parafuso.  

Assim, feito de madeira, esse objeto chamado de “parafuso linhado” ou “parafuso d’água ”, era utilizado para a construção de dispositivos que ajudavam a população a obter mais água. Entretanto, Eccles ressalta haver relatos de que tal parafuso foi inventado ainda antes, por volta de 400 AC, no Egito, pelo filósofo grego Arquitas de Tarento, considerado por muitos como sendo o fundador da mecânica e, também, contemporâneo de Platão. E neste caso, descreve o engenheiro, que o parafuso era usado tanto para a irrigação da terra quanto para a remoção de água do porão de navios.

Dessa forma, podemos dizer que esse primeiro modelo de parafuso era utilizado em diferentes itens como, por exemplo; espirais para fazer o levantamento de água, prensas de uvas para fabricação de vinhos, além de outros maquinários de uso e execução semelhante. Todavia, como dito anteriormente, a estimativa é de que o “parafuso linhado” ou “prafuso d’água” já estivesse em uso na humanidade cerca de 400 anos AC.

Podemos ver na Figura 1, abaixo, o exemplo de um equipamento que fazia uso do Parafuso linhado/Parafuso de d’água em sua estrutura:

Figura 1 –  Equipamento que fazia uso do Parafuso linhado/Parafuso d’água (Fonte: nord-lock.com)

O primeiro Parafuso Roscado

Embora saibamos por meio de Eccles, que a história do parafuso possua registros de 400 anos AC, o estadunidense Frederick E. Graves, em seu artigo “Porcas e Parafusos”, aponta que o parafuso roscado e a porca para fixação surgiram a partir do século XV. O autor também destaca que os desenvolvimentos mais significativos nos processos modernos de pregos e parafusos aconteceram somente a partir dos últimos 150 anos.

Toda via, Graves indique que o parafuso roscado teve suas primeiras menções a partir do século XV, ele destaca por meio da obra, que o parafuso sem rosca tem origem desde os tempos romanos, ao ser utilizado para fazer o bloqueio, abertura e fechamento de portas por meio de pivôs. Graves também defende a ideia de que os romanos foram os desenvolvedores do primeiro parafuso que, segundo ele, era feito de bronze ou prata e consistia em uma estrutura feita por um fio enrolado junto a uma solda fixadora em haste.

História do parafuso: A primeira Produção Seriada

Consideramos que W.R. Wilbur, em sua obra intitulada “História da Indústria de Porcas e Parafusos na América” (1905), é quem relata as primeiras produções industriais no segmento de parafusos. Segundo ele, a primeira máquina de produção de parafusos e pregos foi feita por Jacques Besson, na França, em 1568, sendo Besson quem mais tarde também introduziu o medidor/placa de rosca para ser utilizada em tornos.

Já do outro lado do oceano Atlântico, mais precisamente nos Estados Unidos, algumas das histórias documentadas do parafuso podem ser encontradas no Museu de Carruagens da América, ou em inglês, “Carriage Museum of America”. No museu, é possível ver que as porcas dos veículos construídos no início do século 19 eram mais planas e quadradas, quando comparadas as de veículos posteriores, as quais tinham cantos chanfrados nas porcas e nivelamento cortado nos parafusos. Toda via, a fabricação de parafusos na época era um processo complicado e meticuloso.

Nesse processo, observamos que inicialmente, as roscas dos parafusos para os fixadores eram feitas à mão, mas rapidamente, devido a um significativo aumento de demanda, foi necessário agilizar o processo de produção, chegando assim à industrialização e a produção seriada.

Dessa forma, na Grã-Bretanha, em 1760, J e W Wyatt introduziram o processo fabril para a produção em massa de roscas de parafusos. Porém, esse avanço levou a outro desafio: cada empresa fabricava seus próprios parafusos, roscas, pregos e porcas, então havia uma grande variedade de produtos de diferentes tamanhos no mercado, o que causou problemas para os fabricantes de máquinas:

Figura 2 – Produção de diferentes parafusos e roscas (Foto: Robert Ruggiero / Unsplash)

A padronização de parafusos e roscas

No tópico anterior, falamos sobre a industrialização e serialização de parafusos e roscas (1760), entretanto também destacamos o eminente problema da falta de padronização entre os fabricantes o qual perdurou até 1864, quando o engenheiro e inventor estadunidense, William Sellers, propôs uma forma de rosca de 60 graus e vários passos de rosca para diferentes diâmetros.

E assim, Sellers criou a primeira proposta de padronização, a qual posteriormente evoluiu para a criação do “Padrão Americano de Séries” e a “Séries Finas” (tradução livre), que são em inglês; a “American Standard Coarse Series” e a “Fine Series”, como aponta o artigo “The History of the Bolt”, da Nord Lock. O que facilitou a utilização de parafusos e porcas em diferentes equipamentos, desde ferramentas manuais à grandes tanques de guerra, como mostra a fugira 3, abaixo:

Figura 3 – Diferentes formas de aplicação de parafuso (Fonte: nord-lock.com)

Com quais metais os parafusos são feitos

Desde o início, 400 anos AC (Bill Eccles), a tecnologia do parafuso segue em constante evolução, indo além de peças feitas 100% em aço. Hoje, diferentes metais são utilizados para sua fabricação, incluindo entre eles, as soluções oferecidas pela Nord-Lock, que além de parafusos e roscas, também fabrica arruelas especiais que possuem travamento por cunha, produtos comercializadas no Brasil pela JW Engenharia (entre em contato pelo WhatsApp e faça uma cotação).

Dessa forma, hoje, além do tradicional aço, dentre os diferentes materiais para fabricação de parafusos, estão também alguns metais leves como, por exemplo, alumínio, magnésio e titânio, os quais apesar de ter menos peso (quando comparados ao aço), não deixam de oferecer resistência e qualidade.

WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento on-line via WhatsApp!
👋 Olá em que posso ajudar?
Fale conosco no Whatsapp