fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre falhas em emendas de correias transportadoras

Falhas em emendas de Correia Transportadora

As correias transportadoras são elementos amplamente utilizados em pátios industriais. Em muitos casos, esse tipo de implemento é fundamental para a operação de um negócio. Por conta disso, paralisar a linha de produção nem sempre é uma tarefa simples. 

Então, quando acontece algum rasgo ou ruptura na correia transportadora, muitas empresas optam por realizar emendas e outros reparos rápidos. 

Esse tipo de prática é bem vista no mercado, mas é necessário ter atenção na realização do procedimento. Essa é a única maneira de garantir sucesso na emenda e continuidade em sua linha de produção.

Gostou deste assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja tudo o que você precisa saber sobre falhas em emendas de correias transportadoras

Entenda as causas prováveis para falhas nas emendas de correia transportadora

Em primeiro lugar, deve-se deixar claro que as falhas não são os motivos principais das rupturas de correias transportadoras, mas sim efeitos colaterais de más decisões em termos de utilização, projeto, frequência de manutenção, entre outros.

Dentre as principais causas para ruptura das emendas de correia transportadora, pode-se destacar:

  • lixamento de lonas;
  • sobreposição de degrau na emenda;
  • cortes na carcaça da correia
  • excesso de umidade durante a aplicação do adesivo.

Conheça os principais locais de falhas em correias transportadoras

Em termos de falhas, podemos destacar que existem alguns locais onde elas são mais suscetíveis, de acordo com algumas causas específicas. Veja, a seguir, algumas possíveis causas, lembrando sempre que elas podem ser apenas efeitos colaterais de más escolhas. 

Guias de vedação lateral

As falhas que ocorrem nas guias de vedação lateral são comumente ocasionadas por conta de uma geometria incorreta, oriunda do projeto, pela falta de manutenção preventiva e pela falta de know-how para manutenção.

Guia Lateral de Correia Transportadora, também conhecido como Protetor Lateral ou Vedação Lateral, é uma excelente ferramenta para auxílio de fluxo de material nos sistemas de correias transportadoras.

Elas aumentam a produtividade, reduzem o desperdício com derramamento de material e minimizam o desgaste do equipamento, garantindo a vedação em toda lateral do chute sem causar danos a cobertura da correia.

Material acumulado no equipamento

Outro local muito comum onde ocorrem falhas em emendas de correias transportadoras são nos locais onde há o acúmulo de material. Neste caso, as razões mais comuns são a ausência de acessórios de limpeza, a falta de limpeza (e manutenção) e, também, a utilização improvisada de limpadores ou raspadores. 

Super acamamento

No super acamamento, por sua vez, as principais causas são: erro no dimensionamento das correias, alteração da configuração do equipamento e a distância de transições incorretas. 

Transição / curvas inadequadas

Correias transportadoras que apresentam zonas de transição ou curvas que não foram bem projetada também estão sujeitas a falhas. Nessas situações, as principais causas são erros em projetos, erros no dimensionamento das correias, alteração do equipamento e, também, a distância de transições incorretas. 

Rolos desgastados

Quando as correias transportadoras apresentam rolos desgastados também estão sujeitos a falhas em suas emendas. Neste caso, pode-se dizer que os motivos principais são a falta de manutenção, a utilização de rolos subdimensionados e a falta de inspeção. 

Tambores subdimensionados

Outro local em que as falhas em correias transportadoras ocorrem são em tambores subdimensionados. As razões para esse tipo de falha estão na fabricação improvisada de tambores, erros de projeto, uso de tambores incorretos e a falta de manutenção preventiva. 

Raspadores

Os raspadores também são locais onde se pode encontrar falhas em correias transportadores. Nesses locais as origens das falhas podem ser a falta de manutenção preventiva, montagem incorreta e/ou a utilização de raspadores inadequados. 

Raspador de Correia Transportadora é fundamental para a maioria dos sistemas de correias transportadores. Eles aumentam a produtividade e vida útil de vários componentes do sistema como: roletes, tambores, revestimentos e a própria correia transportadora.

Veja rasgos provocados pela alimentação incorreta 

É válido destacar que os alimentadores podem ser responsáveis pela ocorrência de danos nas correias. Sendo assim, é essencial contar com um recebimento adequado, aumentando consideravelmente a vida útil de suas correias transportadoras. 

Entretanto, em aplicações agressivas o usuário deve dimensionar e especificar todos os componentes e compostos para as correias.

Tenha um processo de análise de falha em emenda de correias transportadoras

A melhor maneira de se evitar falhas em emendas de correias transportadoras e garantir que a operação de sua fábrica ocorra sem maiores problemas se dá pela criação de um processo de análise

Esse processo deve iniciar-se pela implementação de manutenções preventivas, programando paralisações nas correias transportadoras, visando analisar todos os pontos cruciais, dentre eles as emendas. Assim, será possível antever situações de falhas e tomar as medidas necessárias para que elas não ocorram. 

Além das manutenções preventivas, deve-se investir nas melhores técnicas para a realização de emendas a frio e a quente, e contar com grampos e demais materiais de qualidade. 

Seguindo as dicas destacadas neste artigo, as falhas em emendas de correias transportadoras serão reduzidas consideravelmente e a sua operação terá uma maior produtividade. 

E aí, gostou do nosso artigo? Sim? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a entender tudo sobre falhas em emendas de correias transportadoras.

Esse conteúdo teve uma grande participação do Alvaro Vinicius, consultor técnico com experiência profissional na Votorantim, Correias Mercúrio, Maxbelt e hoje proprietário da AVGS.

Inclusive ele compartilhou um e-book com imagens impactantes que pode ser baixado agora,
Os grandes causadores de rasgos em Correias Transportadoras“.

jw engenharia botao contato pelo whatsapp

Correia Transportadora:

Fale conosco no Whatsapp