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Desalinhamento de Correia Transportadora

Desalinhamento de Correia

Desalinhamento de Correia Transportadora

Desalinhamento de Correia Transportadora pode gerar horas de parada, perda de produção, danos sérios à correia (região de borda) e danos na estrutura do transportador. Às vezes, até mesmo o menor movimento ou mudança pode desviar a correia, fazendo com que ocorra um desalinhamento. Existem vários fatores que contribuem e causam o seu o alinhamento incorreto. O paralelismo incorreto dos cavaletes de carga e os desalinhamentos dos mesmos devem ser verificados, pois vem somar aos fatores de desperfilamento. Quando temos ocorrências deste problema, podemos avaliar como um sinal que tem algo de incorreto no transportador, assim, temos que avaliar e encontrar sua causa.

Desalinhamento de Correia Transportadora

Algumas condições operacionais são:

– Uma alimentação descentralizada e dessegregação incorreta de minério pode impactar no desalinhamento da correia. Assim o direcionamento incorreto do material somado à sua velocidade, irá provocar o deslocamento da correia para o lado inverso;

– Plantas que utilização água no processo ou durante a limpeza;

– Transportadores que estão expostos ao tempo durante o período chuvoso;

– Transportadores com sistema reversível, às vezes podem desalinhar em um sentido e em outro não;

– Falta de limpeza do equipamento;

Condição do equipamento:

– Rolos travados = esta condição gera o aumento de atrito e pode ocasionar o desgaste da correia. Podendo assim, ocorrer danos maiores. Afinal, o aumento do atrito vai gerar o deslocamento da mesma;

– Suporte de roletes = desgaste do suporte pode gerar a modificação do ângulo de inclinação do mesmo, fazendo que alguns roletes tenham maior contato e assim o aumento de atrito;

– Tambores = montados de forma desalinhada, com revestimentos desgastados e acúmulo de minério, podem alterar o diâmetro do cilindro de forma desigual, o que poderá interferir no deslocamento incorreto da correia.

    No transportador, todos os componentes giratórios são responsáveis por direcionar a correia ao longo do percurso. Entretanto, para que estes componentes direcionem de forma correta, ele precisará estar:

✅Limpo – em segregação do material;

✅Girando – roletes travados ou quebrados;

✅Alinhado – o rolete deverá estar alinhado, porque a correia tenderá o deslocamento para o lado com menor tensionamento;

✅Tocando – a correia deverá estar tocando de forma correta e uniforme os roletes;

✅Estrutura – deverá estar em perfeitas condições, alinhadas e niveladas. Algumas unidades onde a base de fixação dos pés dos transportadores são de dormentes de madeira, com o tempo vai apodrecer e causar o desnivelamento da estrutura;

✅Falta de procedimento e qualidade nas emendas de correia;

✅Armazenamento incorreto das correias.

Alguns procedimentos para reduzir e até eliminar o desalinhamento são:

-Reduzir ou eliminar a causa raiz;

-Identificar os roletes com baixa tensão;

-Ajustar fisicamente os roletes e suportes;

-Corrigir tensionamento da correia;

-Corrigir a montagem das guias e espaçamentos dos suportes de roletes. Pois dessa forma a montagem incorreta pode gerar aumento do atrito e consequentemente influenciar no desalinhamento e desgaste da correia.

    No mercado hoje existem várias empresas que oferecem inúmeros equipamentos para auxiliar na causa do desalinhamento. Porém, devemos corrigir as falhas e depois inserir as tecnologias, assim, poderemos esconder os problemas existentes. Já demos uma dica de como corrigir desalinhamento de correia transportadora com o uso da topografia.

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