Correia de Transmissão

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Publicado em: 8 de setembro de 2021 | Atualizado: 13 de setembro de 2021

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Toda via, sabemos que é comum encontrar pessoas com diversas dúvidas sobre correia de transmissão, sendo as principais delas relacionadas à: O que ela é? ; Como é sua estrutura?; e Quais são os principais tipos e aplicação?

Se você é uma dessas pessoas está no lugar certo, pois aqui neste artigo vamos responder todas essas questões. Então aproveite nosso conteúdo, leia até o final e tire suas dúvidas sobre correia de transmissão.

O que é correia de transmissão?

De diferentes modelos e tamanhos, correias de transmissão têm a função principal de fazer transmissão de potência do eixo no processo de funcionamento de equipamentos. Seu uso é feito em diversas máquinas na indústria como, por exemplo, no funcionamento do transportador de correia, utilizado para fazer o transporte de materiais a granel. Sendo assim a correia de transmissão responsável por transmitir potência a partir do acionamento do motor fazendo, por consequência, o equipamento entrar em funcionamento.

Principais tipos de correia de transmissão

Hoje existem diferentes tipos de correias de transmissão e cada uma possui características particulares, sendo dois principais modelos;

1 – Correia sincronizada (também conhecida como correia sincronizadora)

2 – Correias em V

Correia sincronizada ou correia sincronizadora

Desse modo, correia sincronizada ou sincronizadora é um componente altamente eficiente no processo de transmissão de energia. Ela combina a vantagem de ser um componente mecânico e ao mesmo tempo também flexível, envolvendo a polia por meio de flexão e não pela rotação de peças articuladas, como acontece nas correntes, fato esse que elimina (ou pelo menos reduz) de forma significativa dois diferentes fatores; o desgaste e ruído – se comparado ao sistema de ação por corrente -. Além disso, a correia sincronizada não permite derrapagem pelo fato de possuir dentes e utilizá-los para realizar a transmissão de energia que, diferente do atrito, consegue evitar eventuais derrapagens.

Observa-se então que essa configuração das correias sincronizadoras resulta em ausência de deslizamento, permitindo uma condução de trabalho sempre em sincronização. Um exemplo prático de seu uso está presente em trens de válvulas de motores de combustão interna que contam com a ação ativa de um inversor que, por sua vez, precisa manter uma operação síncrona, e caso isso não aconteça, o pistão pode entrar em contato com outras peças e, em consequência, danificar as válvulas.

Veja abaixo um exemplo de correia sincronizadora em trabalho conjunto com duas polias:

Correia em V

Outro exemplo de correias de transmissão são as correias em V que assim como as correias sincronizadoras, também trabalham junto à ação de polias.  Entretanto ela possui suas particularidades, sendo a primeira ligada à sua forma estrutural, já que é fabricada com secção transversal em forma de trapézio – vindo daí o seu nome -, diferente da correia sincronizadora (que mantém uma base reta). Outra particularidade da correia em V está em sua utilização, que é feita somente em transmissões em árvores paralelas, pois a cada volta de operação os cordonéis estão sujeitos a diferentes cargas trativas.

Pelo fato de ser utilizada por motores que necessitam girar mais de duas polias simultaneamente (às vezes até quatro), elas são construídas com material mais resistente que as correias sincronizadoras, por fazer mais esforço ao trabalhar com rotações entre 1000 e 7000 RPM. Seu corpo é feito de compostos especiais que fornecem, devido às suas excelentes características mecânicas, alta transmissão e eficiência, permitindo o mínimo desgaste. Seus cabos de baixa elasticidade e alta resistência, garantem estabilidade de comprimento ao longo de sua vida útil.

Veja abaixo um exemplo de correia em V em trabalho conjunto com três polias:

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