Conheça o Lençol de Borracha EPDM e sua utilização na indústria

jwengenhariaartigo

jwengenhariaartigo

A utilização de equipamentos de borracha no setor industrial aumenta a cada dia que passa. Novos produtos estão sendo desenvolvidos, gerando novas descobertas e novas maneiras de otimizar a produção. 

Um desses produtos é o lençol de borracha EPDM. Esse tipo de material pode ser utilizado em locais nos quais é necessário boa resistência ao ozônio e intempéries, como é o caso do setor automotivo. 

Para saber mais sobre esse tipo de material, continue a leitura deste artigo e conheça o lençol de borracha EPDM e sua utilização na indústria.

O que é lençol de borracha EPDM?

O EPDM é uma sigla, que em inglês significa Ethylene Propylene Diene Methylene Rubber (Borracha de Etileno – Propileno – Dieno). Esse nome, um pouco complicado, é utilizado por conta da composição química do material.Esse tipo de borracha já faz parte do setor industrial desde a década de 1960, quando passou a ser utilizada em diferentes finalidades. Atualmente, o termo “borracha EPDM” já está bastante difundido, sendo possível encontrar lençóis e outros elementos produzidos com este composto

Quais suas principais características?

O lençol de borracha EPDm apresenta boa resistência ao calor e ao envelhecimento, além de boa resistência à baixas temperaturas, à luz solar. Outra característica importante que deve ser mencionada é sua boa elasticidade, seu poder isolante e a possibilidade de utilizá-lo em uma ampla gama de temperaturas. 

Em termos de resistência química, pode-se dizer que esse tipo de lençol se destaca pela resistência à água quente, vapor, ácidos orgânicos e inorgânicos diluídos, soluções salinas, óleo de silicone, soluções de carbonato de cálcio e carbonato de potássio, entre outras. 

Entretanto, não recomenda-se a utilização do lençol de borracha EPDM para GLP, óleos combustíveis, derivados de petróleo e lubrificantes.

Qual a sua vida útil ou quais os benefícios?

É importante deixar claro que materiais produzidos em borracha EPDM apresentam grande resistência ao envelhecimento. Isso acontece por conta da capacidade deste material de continuar resistente, mesmo quando exposto ao calor, baixas temperaturas e até mesmo luzes, como a luz solar. 

Outro fator que contribui para sua vida útil é sua boa elasticidade. Além disso, o EPDM apresenta um bom desempenho quando exposto à efeitos nocivos, como deformação e impactos, o que contribui positivamente para sua boa durabilidade. 

Dessa forma, podemos dizer que o lençol de borracha EPDM apresenta um excelente custo benefício, sendo vantajoso adquirir esse implemento para seu negócio.

Para que serve o lençol de borracha EPDM?

Por conta de sua resistência e versatilidade, o lençol de borracha EPDM pode ser utilizado em diversos segmentos e para variadas atividades. Algumas de suas aplicações mais comuns são em membranas de borracha, nas paredes de pneus, em correias transportadoras, em isoladores e outros elementos com funções de vedação.

E suas aplicações na indústria?

No setor industrial, esse produto pode ser utilizado em diversos segmentos, variando desde a indústria de caixilharia, por exemplo, até a indústria automotiva. É comum encontrarmos o lençol de borracha EPDM sendo empregado na fabricação de cortinas para ambientes industriais, em correias transportadoras, na fabricação de peças de vedação e em revestimentos em geral.

Você sabe o que é vulcanização da borracha EPDM?

A vulcanização da borracha EPDM é um procedimento utilizado para que o produto final apresente as características necessárias para ser aplicada no setor industrial. contudo, é preciso deixar claro que esse processo pode diminuir o desempenho em alguns pontos, como a resistência ao envelhecimento e diminuição da faixa de temperatura que o material suporta. 

O processo de vulcanização é formado pela adição de enxofre à borracha, com o devido aquecimento e a utilização de catalisadores. Dessa forma, as ligações do polímero da borracha são rompidas, criando-se pontes de enxofre. Em outras palavras, as ligações laterais entre as cadeias são modificadas para um polímero tridimensional.

Conheça o Lençol de Borracha EPDM e sua utilização na indústria

Independentemente do tipo de lençol a ser utilizado, é recomendado contar com a experiência e opinião de especialistas no assunto. A JW Engenharia, por exemplo, é uma empresa que está presente no mercado há mais de 10 anos, com soluções inovadoras e funcionais para sua indústria. Veja, a seguir, algumas informações importantes sobre a JW Engenharia:

Tipos de Lençol de Borracha EPDM comercializados pela JW:

A JW Engenharia fornece estes produtos nas mais diversas larguras e alturas dentre elas temos:  1 m – 1,20m – 1,40m – 2,0 m (consultar nossos estoques). Fornecemos também em tiras de diversas larguras. A metragem dos rolos podem variar de 05 metros á 20 metros, dependendo da espessura. Fornecemos mantas, lençol e placa de EPDM dos tipos: EP-6887, EP-7105 e EP-7427. Consulte a tabela abaixo para mais detalhes:

Conheça o Lençol de Borracha EPDM e sua utilização na indústria

Medidas Especiais

A JW Engenharia poderá fornecer Lençol de Borracha EPDM em larguras e espessuras especiais, mediante consulta. Nossos profissionais estão dispostos a oferecer um atendimento especializado, oferecendo as melhores soluções para a sua necessidade.

Atendemos aos mais variados segmentos e necessidades especiais e desenvolvemos projetos especiais em lençol de EPDM para atender a aplicações específicas.E aí, gostou das informações que disponibilizamos neste artigo? Então, não deixe de conhecer os serviços e produtos fornecidos pela Jw Engenharia. Não perca essa oportunidade

jw engenharia botao contato pelo whatsapp

Artigos relacionados que você possa gostar também:

Fale conosco no Whatsapp