Conheça o Lençol de Borracha e suas aplicações

lençol de borracha jw engenharia

Não é raro encontrar diversos segmentos da indústria especializados no trabalho com elementos químicos, pressão, abrasão e tantos outros cenários onde grande quantidade de energia e desgaste são aplicados. Nesse tipo de situação, as máquinas precisam de proteção, para manter seu perfeito funcionamento. Conheça o lençol de borracha e suas aplicações.

O lençol de borracha é o material utilizado para essa proteção, sendo possível revestir as partes mecânicas ou estruturais das máquinas. Esse material é capaz de suportar e resistir a ações de elementos químicos, corrosão, abrasão, impacto, pressão e cortes. 

Ficou interessado? Então, continue a leitura deste artigo e conheça o lençol de borracha e suas aplicações.

O que é um lençol de borracha?

O lençol de borracha pode ser definido como todo material feito de um composto emborrachado em formato de manta, sendo geralmente comercializado em formato de rolos.  

Esse tipo de material pode ter várias funções, que podem ser desde o simples revestimento de superfícies até vedações de conjuntos industriais maiores. Independentemente de sua aplicação, é preciso prestar atenção na qualidade do fabricante e na correta implementação para uso final. 

Esses aspectos são cruciais para utilização de um lençol de borracha, evitando falhas que possam afetar seus equipamentos e gerar danos físicos e financeiros. Então, dê a devida atenção à estes aspectos.

Para que serve o lençol de borracha?

O lençol de borracha pode ser utilizado em diversas áreas da indústria, como em correias transportadoras, na fabricação de diafragmas, guarnições e outros tipos de revestimentos. Além disso, podemos destacar outras aplicações do lençol de borracha, como a forração de bancadas, piso de borracha liso, revestimento de tambores, diafragmas, anéis, borracha de vedação, tapete de borracha, borracha para abrasão, protetores laterais, isolante elétrico, borracha antiderrapante, entre outros. 

Em outras palavras, pode-se dizer que o lençol de borracha é um produto extremamente flexível quanto sua aplicação em nosso dia a dia!

Quais os tipos de lençol de borracha?

Os principais tipos de lençol disponíveis no mercado são: lençol de borracha natural, lençol de borracha natural, lençol de borracha de silicone, lençol de borracha nitrílica, lençol de borracha neoprene, lençol de borracha SBR, lençol de borracha EPDM, entre outros.

Lençol de borracha natural

O lençol de borracha natural é o mais comum, sendo amplamente utilizado em setores comerciais. Esse lençol é indicado para abrasão, impacto, cortes, pressão, isolamento elétrico, resistência mecânica e flexibilidade. Contudo, não deve ser indicado para cetonas, ozônio, ácidos fortes e solventes polares.

Lençol de borracha de silicone

O lençol de borracha de silicone apresenta grande diferenciação em relação aos outros tipos de lençóis. Pode-se utilizá-lo para uso em ozônio, intempéries, higiene, isolamento elétrico e em uma ampla faixa de temperatura. Esse lençol também pode ser utilizado no setor alimentício, por não apresentar toxicidade. Contudo, não é indicado para contato com combustíveis derivados de petróleo, abrasão e cortes.

Lençol de borracha nitrílica

O lençol de borracha nitrílica apresenta a resistência ao óleo como sua característica mais importante. Por conta disso, esse lençol é indicado para ser trabalho em contato com combustíveis derivados do petróleo, mas não deve ser usado em cetonas, ozônio, ácidos fortes e solventes polares.

Lençol de borracha neoprene

O lençol de borracha neoprene apresenta boa resistência à intempérie, ao ozônio, aos agentes químicos e ao envelhecimento. Esse tipo de lençol também apresenta uma boa resistência química aos óleos parafínicos, uma média resistência química aos óleos nafténicos e hidrocarbonetos alifáticos e uma baixa resistência aos hidrocarbonetos aromáticos, hidrocarbonetos clorados e solventes polares.

Lençol de borracha SBR

O lençol de borracha SBR apresenta características similares ao lençol de borracha natural, contudo apresenta maior resistência ao envelhecimento. Sua estrutura molecular insaturada permite que esse tipo de lençol tenha uma resistência moderada ao ozônio e ao intemperismo. 

Em contrapartida, esse tipo de lençol tem resistência limitada a óleos minerais, não sendo recomendado para uso com ácidos oxidantes e líquidos orgânicos em geral.

Lençol de borracha EPDM

O lençol de borracha EPDM, por sua vez, apresenta boa resistência ao calor e ao envelhecimento, além de boa elasticidade e bom poder isolante. Seu uso é indicado para o ozônio, intempéries, ácidos diluídos, salmoura e umidade. Não indica-se a utilização em óleos e combustíveis derivados do petróleo.

É importante deixar claro que é fundamental contar com materiais de qualidade e procedência para ter sucesso na utilização dos lençóis de borracha. Destacamos, neste artigo, algumas informações sobre o lençol de borracha. Caso tenha ficado interessado, saiba que a JW Engenharia trabalha com esse tipo de produto. Não perca tempo e entre em contato para solicitar um orçamento.

Fale conosco no Whatsapp