fbpx

Como identificar a Mangueira Hidráulica ideal para seu equipamento

jwengenharia

jwengenharia

A mangueira hidráulica é um implemento bastante utilizado na indústria e tem como principal função a substituição das tubulações, sendo amplamente utilizado para o transporte de fluídos.

A mangueira hidráulica é facilmente encontrada em diversos setores, como construção civil e no setor industrial. Contudo, existem diferentes tipos de mangueiras disponíveis no mercado e saber escolher a mangueira certa para sua aplicação é essencial para seu funcionamento.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste texto e saiba como identificar a mangueira hidráulica ideal para seu equipamento.

O que é uma mangueira hidráulica?

Como identificar a Mangueira Hidráulica ideal para seu equipamento

Primeiramente, é preciso explicar o que é uma mangueira hidráulica. Esse material é utilizado para substituir as tubulações e pode ser considerado um componente flexível, responsável por ligar dois pontos para o transporte de materiais líquidos, sólidos ou gasosos. 
Como já destacado, a mangueira hidráulica é facilmente encontrada na construção civil, no setor industrial, no agronegócio, no setor de mineração, em setores automotivos e tantos outros, sendo responsável pelo transporte de materiais e apresenta papel fundamental em todos setores.

Para que serve uma mangueira hidráulica?

A mangueira hidráulica é a solução mais adequada do mercado quando encontra-se a necessidade de realizar a condução de fluídos com eficiência, garantindo segurança e integridade no processo. Quando analisamos o setor industrial, pode-se afirmar que existem diversas formas de se utilizá-la, como na realização do transporte de materiais líquidos, gasosos e sólidos.

Quais as principais características e vantagens?

Dentre as principais características da mangueira hidráulica, é válido mencionar que esse material pode ser empregado em situações complicadas e exigentes, como em altas temperaturas e em pressões variadas, com um desempenho acima da média, quando comparado com outros implementos.

Além disso, a mangueira hidráulica é totalmente resistente à abrasão, permitindo sua utilização em qualquer condição adversa, sem apresentar problemas em sua composição ou em seu funcionamento. Fantástico, não é mesmo?

As características de uma mangueira hidráulica podem variar de acordo com a sua utilização e com o modelo adquirido. Alguns atributos podem ser modificados, mas é fundamental escolher a mangueira certa para sua operação.

Quais os tipos de mangueira hidráulica?

Existem diferentes tipos de mangueira hidráulica, que são: mangueira reforçada, ondulada, enrolada, articulada e em multi-elementos. Veja, a seguir, as características mais importantes de cada uma delas:

Reforçada

As mangueiras reforçadas são materiais que apresentam amortecedores extras em sua camada de reforço. Na maioria das vezes esse reforço se dá em forma de trança têxtil, arame trançado ou material do fio espiral localizado ao redor do tubo interno.

Ondulada

Uma forma interessante de aumentar a expansão e a flexibilidade em uma mangueira se dá pela introdução da corrugação. Esse processo se manifesta pela formação de dobras no material da mangueira, lembrando uma sanfona. Essas ondulações permitem que a mangueira se expanda e se comprima, sem a ocorrência de danos à carcaça. 

Enrolada

As mangueiras enroladas, por sua vez, são mangueiras semi-rígidas e projetadas para a expansão. Uma característica interessante é a facilidade de armazenamento. Como a mangueira pode ser enrolada, pode-se esticá-la sem aumentar a pressão sobre os materiais. 

Articulada

As mangueiras articuladas são materiais construídos em seções, com eixos rígidos conectados por meio de articulações flexíveis. Essa articulação permite que as mangueiras façam curvas ou gire em torno de outros componentes e maquinários de sua fábrica. 

Multi-elementos

Por fim, temos a mangueira multi-elementos, que são materiais que envolvem vários dos elementos listados acima.

Qual a importância de escolher a mangueira hidráulica correta?

Para acertar na escolha de uma mangueira é essencial compreender as características dos diferentes tipos disponíveis no mercado e, também, conhecer as necessidades de seus equipamentos. Sendo assim, caso ocorra a escolha errônea do tipo de mangueira ou do seu dimensionamento as consequências podem ser drásticas. 

É importante deixar claro que as mangueiras hidráulicas são produzidas em função de seus parâmetros de aplicação. Ou seja, dentre os principais parâmetros podemos destacar sua faixa de pressão.

jw engenharia botao contato pelo whatsapp
Fale conosco no Whatsapp