fbpx

Como a tensão afeta a minha emenda de correia transportadora?

Quando a correia estiver abaixado e você precisar reiniciar a operação, a última coisa em que você está pensando é se você tem energia suficiente para realizar o trabalho rapidamente. Você deve ser capaz de pegar sua prensa portátil, carregá-la e fazer sua emenda. Mas o fato é que, mesmo que você tenha usado a mesma receita várias vezes, existem fatores externos no trabalho que podem afetar sua emenda.

Uma delas é o que chamamos de “variação de voltagem”. Vamos tentar entender melhor o que aconteceu e como resolver o problema.

Cortador Elétrico para Correia Transportadora

O QUE A TENSÃO TEM A VER COM A MINHA IMPRESSORA?

A tensão é uma força que faz com que a eletricidade se mova através de um fio, e é medida em “volts”. Com o potencial elétrico entre dois pontos, existe a possibilidade de haver aumento de potência em uma extremidade, em relação à outra. Portanto, só faz sentido que, quanto mais voltagem você tiver, mais energia estará disponível para executar sua prensa de emenda. Mas a quantidade de voltagem disponível pode às vezes variar e isso faz diferença durante o processo de emenda da correia. 

O tempo total necessário para unir um a correia do início ao fim varia, mesmo quando a mesma receita é utilizada, você pode ter sido vítima da variação de tensão. E essa tensão depende de vários fatores, incluindo o tipo de edifício, a hora do dia e até a época do ano.(calma, vamos explicar)

Como calcular e quais materiais devo utilizar para fazer uma emenda de correia a frio?

UM ESTUDO DE CASO EM VOLTAGEM

Para melhor ilustrar esse desafio, vamos considerar um cenário de tensão variável. Uma grande padaria tem uma linha de produção com uma correia rasgada. Milhares de reais estão sendo perdidos por conta do tempo de inatividade, com produtos não embalados que terão que ser descartados devido a preocupações com a segurança dos alimentos.

A equipe de manutenção chama a loja de fabricação de correias para solicitar uma correia de reposição e o técnico da loja de correias imediatamente começa a preparar a correia transportadora a ser unida usando a potência de 480V na oficina. A emenda é concluída em aproximadamente 13 minutos. Levando o a correia emendado com ele, o técnico então viaja para a padaria para substituir a correia rasgada. Apenas para ser cauteloso, ele traz uma prensa de emenda portátil para o caso de surgir um problema. 

Na chegada à padaria, a equipe de processamento descobre que eles receberam as dimensões incorretas da correia. Por sorte, trouxeram a prensa portátil. Eles preparam a correia e garantem ao gerente da fábrica que a linha estará pronta e funcionando em cerca de 13 minutos.

Treze minutos se passam e a emenda ainda não está completa. Mesma receita. Mesma correia. Por que o tempo de junção foi mais longo? O que aconteceu?

Resposta: A fonte de energia na padaria está listada para 230V, então o tempo de emenda aumentou. A emenda foi concluída e o pessoal da padaria está feliz de estar em funcionamento novamente, a equipe de processamento está perplexa que a variação de voltagem aumentou o tempo de junção.

5 fatores que você deve analisar antes de fazer uma emenda de correia transportadora

POR QUE AS TENSÕES VARIAM

Como a tensão afeta a minha emenda infinita?

Neste caso, o provável culpado é a diferença entre a fonte de energia de 480V e 230V, mas na verdade existem vários fatores que devem ser considerados. Aqui estão algumas coisas em que pensar quando as variações de tensão podem ser um fator no tempo necessário para completar uma emenda:

  • Qual tensão é sua fonte de energia? Como no exemplo acima, a equipe deveria ter explicado a diferença na potência fornecida na operação. 480V fornece mais potência do que 230V. Além disso, não se esqueça de não descurar o fato de que a eletricidade trifásica fornece mais energia do que a monofásica. Portanto, uma prensa operando em 230V trifásico será mais rápida do que uma prensa com 230V monofásico.
  • Um cabo de extensão está em uso? Cabos de extensão e longos trechos de fios fixos para as tomadas podem produzir variações de tensão. Se algo resiste ao fluxo de eletricidade, a voltagem cairá. À medida que a distância aumenta, a queda de tensão aumenta também. Usar o cabo de extensão mais curto possível pode ajudar a diminuir essas quedas de tensão e reduzir o tempo de ciclo.
  • Que horas do dia é isso? As demandas de energia durante o meio do dia podem causar quedas de tensão. É um caso simples de oferta versus demanda. Mais pessoas usam energia durante o meio do dia do que em outras horas do dia. Por exemplo, mais energia estaria disponível à meia-noite, em comparação com os horários de pico.
  • Que época do ano é isso? Mais energia é usada durante os meses de verão, enquanto a população tenta resfriar suas casas e empresas. Portanto, tensão menor não é um problema nos meses de inverno.

Por que o tensionamento do limpador de correia é importante?

COMO ISSO AFETA SUA PRENSA DE EMENDA

É importante notar que as variações de voltagem realmente afetam apenas o tempo que a prensa leva para aquecer. O tempo de espera e o tempo de resfriamento não são afetados pela falta de energia fornecida. Mas tenha em mente que simplesmente afetando o aquecimento pode aumentar o tempo gasto na emenda de uma correia. 

Fale conosco no Whatsapp