fbpx

Chapas de desgaste desgastam!

chapas de desgaste

Este artigo foi desenvolvido por Paulo Godoy

Um dos maiores desafios da indústria de mineração é a substituição de chapas de revestimento de chutes de transferência. Se efetuadas prematuramente, o custo de manutenção aumenta. Se trocadas tardiamente podem se soltar e atingir as correias transportadoras e demais equipamentos do circuito.

A necessidade de se efetuar o acompanhamento da vida útil x posição de montagem x tipo é consenso entre todos os usuários, mas sua execução é extremamente complexa – até então.

Duas tecnologias estão atualmente disponíveis:

  • Sensor de desgaste de chapas com dados graváveis de posição, tipo e vida útil: uma patente recém depositada trata de um sensor de baixo custo que alerta o usuário do fim da vida útil da chapa de desgaste. Este mesmo sensor pode ser armazenar dados de montagem, fornecedor, tipo, nota fiscal de compra, desenho e demais dados desejado pelo usuário.
  • Construção de um mosaico de chapas: consiste em um desenho 3D, colorido, com todas as chapas indicadas claramente. O inspetor faz a marcação no desenho esquemático da chapa desgastada (ainda depende de inspeção sensitiva mecânica com equipamento operando e/ou parado). Uma vez identificada a chapa, o PCM aloca os recursos necessários com a garantia que a configuração do chute não vai ser alterada.

As duas tecnologias disponíveis possibilitarão (citando apenas alguns benefícios):

  • redução dos danos nas correias transportadoras e outros equipamentos do circuito
  • obtenção da vida útil das chapas aplicadas (até hoje um grande desafio da mineração)
  • alocação correta dos custos de cada chute
  • redução da exposição de homens ao risco pela redução da necessidade de entrada dentro de espaços confinados
  • preservação da estrutura do costado do chute
  • preservação do projeto original do chute, evitando alterações na trajetória do material

Estas duas tecnologias podem e devem ser utilizadas em conjunto ou isoladas, mas não podem mais ser desconsideradas. Os chutes de transferência devem ser manutenidos com a mesma atenção e priorização dos demais equipamentos de controle ambiental. Chutes com projeto e manutenção adequada reduzem a emissão de particulados.

jw engenharia botao contato pelo whatsapp

Conteúdos Relacionados:

WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento on-line via WhatsApp!
👋 Olá em que posso ajudar?
Fale conosco no Whatsapp