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Aprenda como fazer uma emenda de correia a Frio

Como fazer uma emenda de correia a Frio

As correias transportadoras são itens essenciais em todas as fases de um processo industrial, desde o momento da produção até o momento do transporte de cargas e quando ocorre a ruptura dessas correias, é necessário repará-las rapidamente por meio da emenda em correia transportadora a frio, para que o processo fabril mantenha-se ativo e produtivo.

Como funciona a emenda de correia a frio:

A emenda se dá pela junção dos pedaços que foram rompidos por meios de processos químicos, aliados a ferramentas especiais, reparando assim as áreas que sofreram com o dano minimizando o tempo de parada dos equipamentos, evitando custos elevados e perda de lucro para empresa.

A causa mais frequente dos problemas com as correias, deve-se  à incorreta preparação dos substratos e a seleção inadequada do processo de vulcanização, por isso a empresa deve contratar uma empresa de confiança, que analisará corretamente os problemas da correia e só então a emenda de em correia transportadora a frio.

5 fatores que você deve analisar antes de fazer uma emenda de correia transportadora

Procedimento para emenda de correia a frio no transportador:

CONCEITO: Unir as pontas de uma ou mais correias, com duas ou mais lonas através de técnicas apropriadas, com vulcanização a frio conforme procedimento abaixo:

1° Posicionamento da correia / Fazer Analise Preliminar de Risco.

2° Bloqueio da correia.

3° Levantar contra peso /Voltar esticador/ desmontagem mecânica para execução da emenda.

4° Reposicionar correia e efetuar travamentos

5° Cortar correia.

6° Esquadrejar ponta da correia a ser emendada:

7° Demarcar linha do viés, para emenda á frio ½ da largura da correia.

8° Demarcar campo de vulcanização uma vez a largura da correia. Ex: Correia 30” x 03 lonas. Campo de vulcanização 30”.

9° Demarcar números de passes na emenda conforme determina o fabricante.

(N° de lonas menos 1). Ex: Correia de 03 lonas 3-1=(2) passes de 15”.

10° Efetuar  cortes nas marcações da emenda e efetuar o escalonamento.

Área de carga da correia e área de retorno da correia.

11° Efetuar o lixamento das partes escalonadas, carga /retorno.

12° Aplicar 1° demão de adesivo na emenda, carga/ retorno.

13° Aguardar a secagem mínima de 30 minutos para 1° demão de cola sobre a emenda.

14° Aplicar 2° demão de adesivo na emenda, aguardar ponto de pegajosidade com o dorso dos dedos, colocar taliscas de madeira sobre a emenda.

15° Fazer a pré-montagem da emenda e conferir alinhamento.

16° Retirar taliscas e efetuar o fechamento da emenda.

17° Roletar toda área da emenda, com rolo de ação dupla, mantendo sempre o rolo no ângulo da emenda e do centro para as laterais, roletar também as bordas da emenda.

18° Efetuar acabamentos na emenda.

19° Aguardar 02 horas de cura para liberação para operação.

20° Retirar travas e fazer montagem mecânica no local da emenda.

21° Abaixar contra peso ou esticar correia, conferir alinhamento.

22° Retirar bloqueio e fazer testes.

23º Fazer limpeza geral da área destinando resíduos para locais adequados.

Todos esses procedimentos devem ser feitos com extremo cuidado e zelo, afim de não danificar a emenda quando da vulcanização.

Materiais necessários para a emenda de correia transportadora a frio:

Pode-se citar, como alguns dos materiais utilizados no método de emenda em correia transportadora a frio, os remendos em borracha e os remendos com tela de reforço em formas geométricas, colas de diversos tipos, pastas endurecedoras, fluidos de limpeza e compostos A e B.

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É importante ressaltar que a emenda em correia transportadora a frio é muito mais vantajosa que a compra de uma nova correia, implicando na economia de custos que seriam gastos na compra e no menor tempo de parada do processo fabril.

Grampo para Emenda de Correia Transportadora

Lembrando que o ideal é sempre a contratação de uma empresa de confiança para a avaliação dos problemas que estão afetando a correia transportadora e a execução de seu trabalho.

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