fbpx

A importância de uma boa emenda

A importância de uma boa emenda.
Em uma operação envolvendo uma correia transportadora, os elementos de fixação que prendem a correia são uma parte muito importante para a produção. Entretanto não é incomum haver pressão para que os reparos sejam feitos o mais rápido possível para limitar o tempo de inatividade e colocar o sistema em funcionamento novamente.

Por que uma boa emenda é importante?

Mas por que me preocupar com a minha correia transportadora se os grampos estão presos e a correia funcionando bem?
Uma boa emenda de correia transportadora, tendem a durar mais, o que acaba minimizando o tempo de inatividade. O tempo de inatividade não programado devido à falhas de emenda pode custar tempo e dinheiro.
Além de contribuir para a diminuição da vida útil da sua emenda, podendo causar danos a outros componentes do transportador e também erros de trava.

Qual grampo devo escolher para a emenda da minha correia transportadora?

Como saber se tenho uma boa emenda?

Há alguns pontos que devem ser analisados em uma emenda de correia transportadora.

A importância de uma boa emenda
  • Uma coreia quadrada
    Esta parte é muito importante para uma boa emenda de correia. Caso não seja quadrada a correia quando for cortada e instalada em uma emenda, haverá uma tensão desigual em toda a largura da emenda. Como a tensão é maior em um lado da emenda, os prendedores ou pinos do grampo, podem não durar mais que uma emenda com a correia quadrada e acabar se desgastando ou soltando.
A importância de uma boa emenda
  • Tipo do grampo
    Dependendo do tipo de correia que você está usando e do tipo de material que é transportado, você deve certificar-se de escolher os fixadores corretos para cada tipo de trabalho. A seleção do fixador correto depende de três de fatores principais – tensão da correia, espessura da correia e o diâmetro da polia. Outros fatores que também pode influenciar são tomados com base em tipo de ambiente, aplicação e tipo de material transportado. Outro ponto a ser observado é se o seu grampo será com dobradiças (adequados para polias de pequeno diâmetro, porque reduzem a tração na junta) ou os grampos de placas (promovem desgaste prolongado e uma emenda sem peneira).
  • Transição suave do fixador
    Essa avaliação é extremamente útil quando há produtos de limpeza na correia transportadora. O desbaste envolve tirar uma parte da tampa superior da correia para criar um perfil baixo e tornar os prendedores mais compatível com o produto, incentivando uma vida útil prolongada para os produtos e para o grampo. O deslizamento também reduz o ruído da polia, minimiza o desgaste dos mancais e elimina o impacto com o rodapé. Se a tampa superior de uma correia for superior a 3/16′(4,8mm), recomenda-se sempre o desgaste.
    O Skiving não afeta a força da coreia ou da emenda, porque apenas a tampa superior é removida, o que não afeta a carcaça. A penetração mais profunda dos dentes do grampo na carcaça da correia também pode garantir uma classificação máxima de retenção do grampo.
A importância de uma boa emenda
  • Compressão do Grampo
    Para garantir uma compressão adequada do grampo, a emenda finalizada não deve relevar espaço entre a parte inferior da placa do grampo e a superfície da correia. Uma boa compactação criará um ”enrugamento da correia”, que ocorre quando a tampa da correia se eleva ligeiramente acima da borda da placa de fixação. Você não deve conseguir enfiar a unha sob a placa, que é um teste rápido para compressão.

Existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo a garantir que suas emendas sejam as melhores possíveis, incluindo o cortador de correias. Esteja sempre atento para que você ou alguém da sua equipe faça uma avaliação periódica em seu transportador e em suas correias transportadoras.

Estratégia de Manutenção Preventiva

Fale conosco no Whatsapp