fbpx

Segurança do Trabalho no Brasil

O que é Segurança do Trabalho

A segurança do trabalho consiste em um conjunto de conhecimentos técnicos e normas específicas que auxiliam na redução de risco de acidentes e da ocorrência de doenças ocupacionais.

No Brasil a Segurança no Trabalho é definida por normas e leis e descrita como serviço especializado em Engenharia de segurança e em Medicina no trabalho (SESMT), regulamentada em portaria do Ministério do trabalho e emprego (MTE), norma regulamentadora nº4 (NR-4), além das convenções internacionais da organização internacional do trabalho (OIT), ratificadas pelo Brasil.

A ideia é oferecer um ambiente de trabalho saudável e seguro por meio da identificação, análise e controle das situações de risco, bem como garantir a proteção da saúde e integridade física e mental dos trabalhadores.

Por que o tensionamento do limpador de correia é importante?

Você sabe qual é a função dos profissionais em Segurança do Trabalho?

Cada profissional atua de acordo com a sua formação específica, mas de modo geral, o engenheiro e o técnico têm como principais funções, organizar programas de prevenção de acidentes, orientar os trabalhadores quanto a riscos de suas funções e as formas de prevenção, elaborando planos de prevenção de riscos, além de realizar inspeção, produzir laudos técnicos, orientar a CIPA e organizar eventos e palestras de treinamento.

Então, como identificar um acidente de trabalho?

O acidente de trabalho ocorre quando o trabalhador sofre uma lesão corporal durante ou em razão do exercício da atividade, sofrendo alguma perturbação funcional que envolve a perda, redução permanente ou temporária da capacidade de trabalho. Em casos mais extremos pode até ocorrer a morte do profissional.

Quando falamos de ‘’acidente de percurso’’ ou ‘’acidente de trajeto’’ pode ser equiparado a um acidente de trabalho, quando ocorre durante o deslocamento casa-trabalho ou trabalho-casa e se enquadra nos requisitos legais. Mas é importante ressaltar nesse caso que, para caracterizar o acidente de trabalho, é preciso que o funcionário, esteja fazendo o percurso normal dentro do tempo em que geralmente é executado.

Quatro problemas comuns com uma avaliação anual do transportador de correia

Por que a segurança do trabalho é importante para a empresa?

Além de ser uma questão de legalidade, a segurança do trabalho oferece inúmeros benefícios para a empresa, como a melhoria da gestão, a maior segurança do ambiente de trabalho e a conscientização dos empregados, que passam por constante processo de orientação e reeducação.

Muito importante salientar que a empresa está obrigada a fornecer aos seus funcionários os EPI’s (Equipamentos de proteção individual) e oferecer o treinamento adequado para o uso correto destes. Por outro lado, os funcionários são obrigados ao utilizar os EPI’s, assumindo as responsabilidades pela sobrevivência dessa norma.

Agindo com segurança e prevenção, além de evitar a ocorrência de acidentes, a empresa age com responsabilidade social e ainda se exime de problemas futuros, inclusive judiciais.

A segurança do Trabalho além de ser obrigatória ela organiza as atividades, previne acidentes e mostra aos empregados a preocupação da empresa com a saúde e o bem estar.

Cortador elétrico Flexco para correias transportadoras
popup-cortador-eletrico-flexco

Confira outras notícias…

Fale conosco no Whatsapp