fbpx

Por que o tensionamento do limpador de correia é importante?

tensionamento do limpador de correia

Porque sem o tensionamento correto, o desempenho do limpador de correia é seriamente comprometido, o que afeta diretamente a eficiência do sistema de transporte. Manter a tensão ideal nas lâminas do limpador da correia proporciona uma limpeza mais eficiente, protegendo a correia e reduzindo o retorno.

O tensionamento adequado leva a uma limpeza completa, o que aumenta a produtividade e a segurança do sistema. A tensão correta também garante que você obtenha o máximo de vida útil de suas lâminas de poliuretano ou metal.

Excesso de tensão – isso causa problemas?

Você seria perdoado por pensar que o excesso de tensão do seu limpador de cinto está bem. Quanto mais pressão as lâminas do limpador tiverem no cinto, melhor será a limpeza, certo? No entanto, este é um equívoco comum.

De fato, o tensionamento excessivo não melhora o desempenho do limpador de correia. Na verdade, é mais provável reduzir a eficiência do limpador de correia, reduzir a vida útil da lâmina e causar sérios problemas ao seu sistema transportador de correia.

Fricção e vibração excessivas devido ao excesso de tensão com as lâminas de uretano podem criar temperaturas internas de até 120 ° C (250 ° F). A histerese e as alterações térmicas podem causar superaquecimento em partes da lâmina, o que pode resultar em bolhas e derretimento. Uma vez que isso ocorra, a lâmina é praticamente inútil contra a repetição de batalhas, e pode até causar danos ao seu cinto.

Então, quando a correia para, a lâmina de metal pode realmente “derreter” a correia, queimando através da camada superior do material da correia. Isso pode levar a reparos caros nos cintos e paradas não planejadas.

Under-Tensioning – Sim, isso pode causar problemas também

Se o limpador da correia não tiver tensionamento adequado, ele será inofensivo para o seu sistema transportador de correia. Na realidade, tensionar o limpador de correia ou ter processos de manutenção inconsistentes pode ser tão problemático para as equipes de manutenção quanto o tensionamento excessivo.

Sem tensão suficiente nas lâminas do limpador de correia, as lâminas de metal ou de poliuretano podem ressaltar ou trepidar, levando a uma vida útil mais curta da lâmina e a um aumento no retorno do sistema transportador.

Se o seu limpador de cinto não estiver limpando com eficiência, é provável que ele cause um excesso de retorno. Carryback é um produto desperdiçado que é demorado para limpar e pode causar o desenrolamento da correia, o que leva a problemas com derramamentos e danos na borda do cinto.

A limpeza ineficaz também pode fazer com que o material se acumule na superfície da correia, tornando o cinto abrasivo e aumentando o desgaste da lâmina. O acúmulo de material faz com que a tampa superior da correia também se desgaste, e as coberturas superiores gastas são mais difíceis de manter limpas. Está tudo soando demorado e caro, não é?

Tensionamento ótimo do limpador da correia – a manutenção é chave

Todos esses fatores aumentam a necessidade de manutenção e reparos, bem como o custo adicional de mão-de-obra para limpeza em torno do transportador. Então, como é o tensionamento ideal?

No tensionamento ideal, a limpeza da correia é mais eficiente. A vida útil da lâmina é maximizada e o desgaste de outros componentes da correia transportadora é minimizado. Então, como você consegue a tensão ideal do limpador da correia?

Todos os limpadores requerem manutenção, especialmente tensionamento. A escolha de um esticador que torna a verificação e o ajuste do limpador mais conveniente e fácil ajuda a garantir uma limpeza ideal.

Selecione um sistema com uma verificação de tensão visual simples, intuitiva e fácil de acessar. Tornar esse processo simples levará a verificações mais frequentes e melhor desempenho geral.  

Uma outra boa opção é utilizar um sistema de tensionamento de ar que manterá a pressão constante durante toda a vida útil de cada lâmina.

Com ajustes simples no regulador, você pode garantir que o limpador esteja em sua tensão ideal para desempenho máximo durante toda a vida útil da lâmina.

Mais do que nunca, os gerentes de manutenção estão tentando tornar seus sistemas de correias transportadoras tão eficientes quanto possível. Obtendo a tensão correta em seus limpadores de cinto é uma mudança rápida e simples que você pode fazer que terá um grande impacto sobre a produtividade do seu sistema.

Confira: 6 motivos para uso do limpador de correia transportadora

Confira: Saiba como elevar uma correia transportadora tensionada para fazer trabalho de manutenção e troca de roletes

Em breve novas informações que podem lhe auxiliar no seu elemento de máquina.

Baixar o arquivo sobre Causas de falhas em correias sincronizadas, 7 razões para a falha da correia sincronizada e como evitá-la.

Deseja obter vida mais longa de seus correias de sincronização síncrona? Contacte-nos hoje para discutir suas necessidades de correias com um especialista.

Confira outras notícias:

Fale conosco no Whatsapp